Qual a importância do teste de HIV?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é o vírus HIV? 

Já ouviu falar no significado do termo HIV? Na verdade, essa sigla denomina o nome do vírus da imunodeficiência humana. A sua principal consequência é a AIDS, pois ataca o sistema imunológico da pessoa tornando-a vulnerável a outras patologias como pneumonia e outras infecções. 

Ao dizer que uma pessoa tem o vírus HIV não necessariamente ele possua a AIDS, pois esta se apresenta quando os sintomas surgem. Muitas pessoas com o vírus vivem anos sem apresentar sequer um sinal, no entanto, mesmo sendo assintomático ele pode ser transmitido para outras pessoas. 

O vírus HIV não escolhe quem atingir, pessoas de todos os segmentos sociais, sexo e idade podem ser infectadas desde que tenham entrado em contato com os potenciais transmissores. As principais formas de transmissão são: 

– Sexo sem camisinha 

– Compartilhamento de agulhas, seringas e materiais perfuro cortantes 

– Transmissão na gestação, parto ou amamentação da mãe para a criança quando não realizado o tratamento adequado 

– Transfusão de sangue contaminado 

Como o teste pode ser de ajuda nesses casos?  

 

A importância do teste de HIV! 

O Ministério da Saúde estima que no ano de 2017 que cerca de 112 mil pessoas estavam infectadas pelo vírus HIV mas não sabiam. Aí está mais um motivo da realização do exame!  

Através do teste de HIV é possível saber o diagnóstico preciso de infecção pelo vírus ou não. Ficar na dúvida e não realizá-lo pode agravar a doença, além do que é mais provável que haja a contaminação para outras pessoas.  

Outra razão para realizar o teste é que quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais precocemente iniciam-se o tratamento ajudando a desacelerar o avanço da doença e melhorando a qualidade de vida do portador dela. 

 

O Bioanálise oferece o teste de HIV rápido, seguro e sigiloso. Não fique na dúvida, faça o teste de HIV!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.