Intolerância a lactose: como é feito o exame?

Tempo de leitura: 2 minutos

Por que a intolerância a lactose acontece? 

 

Com certeza você já ouviu falar na intolerância a lactose. Esse distúrbio digestivo tem se tornado cada vez mais comum e não distingue cor, sexo, idade ou classe social. Na verdade, a intolerância a lactose acontece quando não produz a lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose ou o faz de forma insuficiente. 

 

O que acontece é que por não ser digerida da forma como deveria ser, a lactose chega ao intestino na sua forma completa, isso favorece a fermentação pelas bactérias, transformando-se em um acúmulo delas. 

 

O processo de fermentação acaba fazendo com que surjam os sintomas desagradáveis da intolerância, que são os gases, as cólicas e diarreias. Na realidade, uma boa parte dos brasileiros tem algum grau de intolerância a lactose, seja leve, moderada ou grave. 

 

Essa disfunção pode ser diagnosticada de forma precisa pelo exame de intolerância a lactose. Saiba como é feito o exame! 

 

Como é realizado o exame de intolerância a lactose! 

 

Após desconfiar dos sintomas, é preciso procurar um médico para que avalie o seu caso e prescreva o exame. Na realidade, existem três tipos de exames que podem diagnosticar a intolerância: 

 

Teste respiratório: onde se leva em conta a quantidade de hidrogênio que é expirado após o paciente ingerir uma certa quantidade de lactose; 

Teste de acidez nas fezes: considera-se o nível de acidez após o paciente consumir produtos com lactose 

Teste sanguíneo: o paciente recebe em jejum uma dose alta de lactase, depois de passados alguns minutos são colhidas amostras (3 amostras em minutos diferentes) de sangue para avaliar os níveis de glicose.  

 

Este último teste, que é o sanguíneo, é realizado em nossas unidades. Baseia-se na medição da glicose: em pacientes que não possuem a intolerância é normal que haja um aumento da glicemia em 20mg/dL ou mais.  

 

Geralmente, considera-se positivo para a intolerância níveis inferiores a 20mg/dL (esse valor pode ser variável) em todas as 3 amostras de sangue colhidas.  

 

Aqui no Bioanálise você pode contar com conforto e agilidade na hora de fazer o seu exame. Fale com a gente pelo nosso WhatsApp 9860 99500-9579.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.