Cuidados com a saúde do homem

Tempo de leitura: 4 minutos

Cuidar da saúde deve ser um hábito adotado por todos, sejam homens ou mulheres. Porém, apesar dessa percepção ser comum a muitas pessoas, os homens não têm o hábito de ir frequentemente ao médico. Assim, devido à importância de uma atitude mais ativa com os cuidados para si, apresentaremos neste texto informações sobre a saúde do homem.

 

Os hábitos adotados durante a vida

Segundo dados do Ministério da Saúde, 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico, e entre os homens que não vão, 55% deles relatam que não precisam. Dados do Vigitel (2015) apontaram que entre os problemas que mais afetam o homem estão: obesidade (57%), alcoolismo (25%) e tabagismo (13%).

Hábitos adotados ao longo da vida influenciam no desgaste da saúde e no surgimento de doenças. Algumas doenças, quando detectadas no início, têm grandes chances de cura, por isso é importante ir ao médico com regularidade. Portanto, para envelhecer com saúde é necessário a realização periódica de consultas e exames.

A ocorrência de posturas negativas como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, não praticar atividades físicas, não se prevenir nas relações sexuais, manter uma rotina estressante com uma alimentação sem horário e sem orientação nutricional é fator de risco para o surgimento de doenças como infecções, cirrose hepática, hepatite, colesterol alto, obesidade, aids, sífilis, acidente vascular cerebral, gastrite, diabetes, hipertensão e outras.

 

Doenças que mais afetam os homens

Segundo informações do Instituto Lado a Lado pela Vida, as doenças que mais afetam os homens em cada fase da vida são:

Infância = Criptorquidia, Enorese Noturna, Fimose, Hipercolesterolemia Familiar, Infecção Urinária, Prostatite e Refluxo Vesicoureteral.

Adolescência = Arritmia Cardíaca, Câncer de Cabeça e Pescoço, Diabetes, Disfunção Erétil, DST, Ejaculação Precoce, Hipercolesterolemia Familiar, Hipertensão Arterial, Infecção Urinária, Melanoma e Prostatite.

Vida adulta = Arritmia Cardíaca, AVC, Cálculo Urinário, Câncer de Bexiga, Câncer de Cabeça e Pescoço, Câncer de Estômago, Câncer de Pênis, Câncer de Próstata, Câncer de Pulmão, Câncer de Testículo, DAEM, Diabetes, Disfunção Erétil, DST, Ejaculação Precoce, Hipercolesterolemia Familiar, HPB, Hipertensão Arterial, Incontinência Urinária, Infarto, Infecção Urinária, Melanoma e Prostatite.

Terceira idade = Arritmia Cardíaca, AVC, Cálculo Urinário, Câncer de Bexiga, Câncer de Cabeça e Pescoço, Câncer de Estômago, Câncer de Pênis, Câncer de Próstata, Câncer de Pulmão, Câncer de Rim, Câncer de Testículo, DAEM, Diabetes, Disfunção Erétil, DST, Ejaculação Precoce, Hipercolesterolemia Familiar, HPB, Hipertensão Arterial, Incontinência Urinária, Infarto, Infecção Urinária, Insuficiência Cardíaca e Melanoma.

 

Algumas medidas tornam-se necessárias para evitar o aparecimento dessas complicações, preservando e mantendo a saúde do homem, são elas:

  • Praticar atividades físicas;
  • Não fumar;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter um estilo de vida mais otimista;
  • Manter uma alimentação balanceada, livre do excesso de sal, gordura e açúcar.

Observação: a ida frequente ao pediatra é a recomendação para a detecção de doenças na fase infantil.

 

Check-up do homem

Confira alguns exames* importantes de serem realizados, conforme informações do Ministério da Saúde:

  • Aferição da pressão arterial;
  • Exame de sangue;
  • Exame de urina;
  • Teste de glicemia;
  • Teste de PSA;
  • Teste de tireoide;
  • Testes de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Ultrassom de abdômen;
  • Verificação de peso.

* Torna-se necessário uma consulta ao médico para a verificação dos exames necessários para o seu check-up.

 

Os cuidados com a sua saúde importam e são necessários para garantir uma vida longa e saudável, sempre ao lado de pessoas especiais. Ter dedicação pela saúde é um ato de amor para si e para as pessoas que querem ver você bem.

 

E você, tem alguma sugestão sobre o tema saúde do homem? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.