Por que fazer exames de fezes e urina? Confira em nosso blog!

Tempo de leitura: 2 minutos

Para que servem os exames de fezes e urina? 

 

É quase unânime entre os médicos solicitar esses dois exames na hora da consulta. Isso só pode indicar que ele é muito importante para a avaliação da sua saúde. E realmente são! Apesar de serem considerados “básicos” esses dois exames podem ajudar no diagnóstico de vários problemas. 

 

Chegar a um diagnóstico médico não é tão simples, os exames dão sinais de que algo está fora de controle e precisa ser ainda melhor investigado. E os exames de urina e fezes podem ser grandes sinalizadores de problemas ou disfunções no organismo. 

 

Embora alguns problemas já dão sinais claros com relação a sua existência, por exemplo, presença de sangue na urina ou nas fezes, urina muito escura ou com cheiro forte, dentre outros, muitas vezes, os problemas podem ser silenciosos e não dar sinais claros. 

 

Por isso, é muito importante estar sempre realizando os exames de rotina e visitando o médico para maior precisão nos diagnósticos. 

 

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância dos exames de urina e fezes? 

 

O exame de urina I, que é o mais comumente solicitado, pode ajudar a diagnosticar problemas renais e nas vias urinárias e alguns tipos de anemia. 

 

A urocultura, que é outro tipo de exame de urina, é um exame essencial no diagnóstico de infecções urinárias. Além disso, nesse exame geralmente é feito juntamente com o antibiograma, ou seja, são analisados em laboratórios quais antibióticos podem combater a infecção. 

 

O exame de fezes é muito solicitado para averiguar a presença de parasitas ou vermes, problemas no fígado, sangramentos gastrointestinais, dentre muitos outros. Também pode identificar alterações nas funções digestivas através da medição de níveis de gordura. 

 

A recomendação é que os exames de rotina como o de urina, fezes e sangue sejam feitos anualmente. No entanto, podem surgir alterações na sua saúde que merecem atenção especial, encurtando assim o tempo para o check-up.  

 

Conte sempre com a gente para ajudar você a ter sempre o melhor diagnóstico para a sua saúde.  Sempre tem uma de nossas unidades pertinho de você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.