Urocultura: O que você precisa saber sobre o exame? Confira!

Tempo de leitura: 2 minutos

Existe uma grande diversidade de exames de urina que são essenciais para verificar a presença de infecções ou outros problemas no organismo. Dentre eles está a urocultura, que é um exame relativamente comum, mas que pode ajudar de forma significativa nos seus cuidados com a saúde. Continue a leitura e saiba mais sobre esse exame!

O que é o exame de urocultura e para que serve?

Qual foi a última vez que você fez exame de urina? Os exames que envolvem a análise da urina são bastante comuns na rotina de check-up e são muito importantes para avaliar vários aspectos da sua saúde, desde uma “simples” infecção até problemas maiores nos rins, por exemplo.

A urocultura é o exame mais solicitado quando o assunto é infecção urinária. A partir da análise clínica dos sintomas e histórico do paciente, o médico poderá solicitá-lo para verificar a presença da infecção.

 

Geralmente, os sintomas de uma infecção urinária são:

 

– Dor ou queimação ao urinar;

– Vontade frequente de urinar;

– Urina muito escuro e/ou com cheiro forte;

– Urinar em pouca quantidade;

– Presença de sangue na urina.

 

Geralmente, a infecção urinária atinge mais mulheres por terem uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus, local rico em bactérias provenientes das fezes. Esse problema é causado por micro-organismos que entram pela uretra e que podem até mesmo atingir a bexiga e os rins, infectando todo o trato urinário, causando fortes dores.

 

Em casos como esses entram a urocultura, que tem como objetivo detectar a infecção, qual a bactéria envolvida e o número de colônias existentes. O antibiograma que geralmente já é feito junto à urocultura fornece os nomes dos antibióticos aos quais as bactérias são sensíveis, auxiliando o médico no repasse da medicação correta para o paciente.

 

Geralmente recomenda-se que seja coletada a primeira urina da manhã ou com um intervalo de 4h entre as micções para a realização do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.