Testes para a detecção da Dengue e Chikungunya disponíveis no Bioanálise: Grandes aliados para a sua saúde!

Tempo de leitura: 3 minutos

A Dengue e a Chikungunya são doenças sérias que, se não cuidadas, podem levar a graves danos à saúde. O aumento dos casos tem deixado as autoridades de saúde em alerta, como também a população que pode se proteger com medidas simples. Os testes para o diagnóstico dessas doenças também são um forte aliado para o diagnóstico preciso e o seu devido tratamento. Continue a leitura e saiba mais!

 

Dengue: como se proteger e ter mais saúde! 

A dengue e a chikungunya não são problemas novos aqui no Brasil e os períodos chuvosos são os mais perigosos para a proliferação dessas doenças que podem trazer muitos danos sérios à saúde. Nos primeiros dois meses deste ano, ocorreu um aumento de 35,4% só dos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado.

Aqui no Piauí, o aumento foi bastante considerável, sendo motivo de preocupação tanto para a população como para as autoridades. Até o mês de abril, o aumento dos casos de dengue foi de 610,3% em relação ao ano passado e os casos de Chikungunya aumentaram 4.179,3%.

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor dessas doenças e também de outras como a Zika, e precisa de um ambiente propício para se proliferar. A fêmea do mosquito deposita os seus ovos em locais onde haja água acumulada e parada, dando assim início a mais um ciclo de proliferação.

Por isso, as medidas de prevenção são fundamentais, não só para a proteção individual como também coletiva. As principais delas são:

  • Verificar na sua casa possíveis criadouros do mosquito como piscinas, calhas, garrafas, pneus e etc;
  • Em locais onde é preciso reservar água, tenha sempre o cuidado de deixá-los tampados;
  • Troque diariamente a água dos animais de estimação;

Os sintomas da dengue e da chikungunya são parecidos, por isso é fundamental realizar um teste preciso para que o tratamento seja mais eficaz. Os sintomas da dengue podem variar de pessoa para pessoa, mas de forma geral podem ser: febre alta (entre 39° e 40°) que tem início repentino e permanece por, mais ou menos, 2 a 7 dias acompanhada de dores de cabeça e musculares, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, dentre outros.

Já no caso da chikungunya os sintomas são: febre alta, dor muscular e nas articulações, dores de cabeça e erupções na pele; esses sintomas podem persistir entre 3 a 10 dias. 

Ter um diagnóstico preciso é fundamental para o tratamento adequado. Por isso, aqui no Bioanálise você pode realizar o exame específico para identificar a dengue ou a chikungunya

Para a Dengue dispomos de 2 testes. O que pesquisa o antígeno NS1 e pode ser feito a partir do 3º dia de sintomas e a pesquisas de anticorpos, que deve ser realizado a partir do sétimo dia após o início dos sintomas.

O teste para diagnosticar a chikungunya, detecta os anticorpos que o organismo produz contra o vírus e pode ser feito a partir do 7º dia de sintomas.

Todos os testes para essas duas doenças são realizados pelo Bioanálise, em Teresina, e ficam prontos no dia seguinte, no máximo, podendo até ser entregues no mesmo dia, dependendo da hora que for realizada a coleta. 

Não fique em dúvida! Fazer o teste é fundamental para o seu tratamento ser preciso e eficaz contra essas doenças.

Os exames podem ser feitos em uma de nossas unidades e em nosso Drive-Thru. Para realizar de forma domiciliar, é preciso agendar pelo nosso WhatsApp (86) 3215-8586 ou Telefone (86) 3215-8585.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.