Outubro Rosa: Mitos e Verdades sobre o câncer de mama que você precisa saber!

Tempo de leitura: 2 minutos

O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, e pode ser prevenido de várias formas. O mês de outubro, conhecido como outubro rosa, nos relembra da importância desses cuidados e, principalmente, como nos prevenir. Por isso, selecionamos alguns dos principais mitos e verdades para ajudar você a cuidar da sua saúde. Continue a leitura!

 

A realidade do câncer de mama

O câncer de mama é uma multiplicação anormal de células da mama formando um tumor. Existem, na verdade, vários tipos de câncer de mama e esse fato vai influenciar na forma como a doença irá se desenvolver e evoluir.

Infelizmente, o câncer de mama ainda é um dos mais frequentes nas mulheres e o autoconhecimento sobre o seu próprio corpo e o que é normal nele é um dos principais meios para descobrir a doença ainda no início e ter mais chances de cura.

Ter mais informação sobre a doença e sobre outras formas de prevenção também podem fazer a diferença. Por isso, selecionamos aqui alguns mitos e verdades para esclarecer sobre a doença que podem ajudar nos seus cuidados:

– Ter uma vida saudável pode ajudar a evitar o câncer de mama?

Verdade! A adoção de hábitos saudáveis como: alimentação equilibrada, atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o uso de hormônios sintéticos, dentre outros, podem ajudar na prevenção.

 

– A amamentação pode ajudar na prevenção do câncer de mama?

Verdade! Esse é um dos fatores que podem contribuir para a prevenção da doença.

– “Tenho histórico familiar da doença, é certo que a terei também?”

Mito! Ao ter histórico familiar da doença você corre mais risco de tê-la, porém não é uma regra.

– Todas as mulheres precisam fazer a mamografia na mesma frequência?

Mito! O ideal é que o médico de posse das suas informações clínicas como casos na família, hábitos de vida, e demais fatores de risco, prescreva a melhor frequência da realização do exame. Em algumas mulheres pode ser anualmente, em outras pode ser de dois em dois anos.

– Homem pode ter câncer de mama?

Verdade! Apesar de ser muito raro, pode sim acontecer o câncer de mama nos homens.

– O autoexame pode ser feito por todas as mulheres, independentemente da idade?

Verdade! Todas as mulheres precisam conhecer o seu próprio corpo e saber o que é normal e o que não é normal nele. Isso vai ajudar a detectar de forma precoce a doença, dando ainda mais chances de cura!

– Primeira gravidez após os 30 anos aumenta o risco?

Verdade! Porém isso não significa que você necessariamente terá a doença, esse fator pode aumentar o risco, mas não é determinante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.