Espermograma: o exame que pode ajudar no diagnóstico da infertilidade masculina!

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos casais que sonham em ter filhos não conseguem engravidar mesmo após várias tentativas. Na realidade, o problema pode estar relacionado à infertilidade de algum dos cônjuges. É essencial analisar as causas do problema com a ajuda médica, e o espermograma pode ser um grande aliado nessa caminhada. Nesse texto, vamos falar especificamente da infertilidade masculina e como ela pode ser diagnosticada!

 

O sonho de ter filhos e a infertilidade masculina!

 

Muitos casais têm o seu sonho de ter filhos adiado e em alguns casos desconhecem o real motivo pelo qual não conseguem engravidar. Em muitos casos a infertilidade masculina é o fator que impede ou dificulta a gravidez, mas é um problema que pode ser diagnosticado e levado ao médico para tratamento.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, em 30% dos casais que não conseguem engravidar, o homem é o único responsável pela causa da infertilidade. Em 20% dos casos, há causas femininas associadas às causas masculinas, o que significa que em pelo menos 50% dos casos problemas masculinos relacionados à infertilidade estão presentes.

 

Mas, o que é a infertilidade? Na realidade se trata de alguma disfunção ou problema no sistema reprodutor indicado após o período de um ano de tentativas de gestação sem o uso de métodos contraceptivos.

 

E como o espermograma pode ajudar no diagnóstico?

 

O espermograma é um exame simples, porém um dos principais para detectar a infertilidade masculina. Através do exame, analisa-se a quantidade e a qualidade do sêmen. Geralmente, esse é um dos primeiros exames solicitados aos homens quando relatada a dificuldade para a gestação.

 

A coleta do material se dá através da masturbação sendo recomendado o período de 3 a 5 dias de abstinência sexual. Com o resultado em mãos, o médico poderá avaliar com mais precisão o seu caso específico e repassar o tratamento mais adequado.

Aqui no Bioanálise você pode realizar o seu exame de espermograma com toda a segurança e tranquilidade. Para realizar o exame, é preciso o agendamento através do nosso WhatsApp (86) 3215-8586 ou Telefone (86) 3215-8585 para total privacidade na sala de coleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.