Cuide da sua saúde nas festas de fim de ano

Tempo de leitura: 2 minutos

O Natal e o Ano Novo estão aí, e com eles inúmeras festas, comemorações familiares, reencontro com amigos, confraternização do trabalho, amigo-oculto e por aí vai, ou seja, celebrações não faltarão. Porém, apesar da alegria de estar reunido com pessoas queridas e mesa farta, é preciso ter cuidado com a saúde nas festas de fim de ano. Afinal, é o ano que está terminando e não a sua saúde, não é verdade? Então, confira abaixo as nossas recomendações para você aproveitar as festividades com felicidade e saúde.

 

Como cuidar da saúde durante as festas de fim de ano?

Alguns cuidados são necessários em meio a tantas comemorações, que começam em dezembro e, às vezes, se estendem até o mês de janeiro. É preciso cuidar da saúde nesse período festivo, cuidados com a alimentação e com o bem-estar físico e mental são imprescindíveis para manter uma boa disposição.

Sabemos que uma mesa farta de fim de ano é praticamente irresistível, mas, apesar disso, precisamos ter equilíbrio para não cometer excessos e não sofrer de nenhum problema do sistema digestivo.

Uma boa sugestão alimentar para as festas é montar pratos coloridos, isto é, utilizar legumes, verduras na composição dos pratos da ceia e utilizar uma variedade de frutas nas sobremesas. Que tal utilizar ervilha, cenoura, brócolis, milho ou abobrinha para incrementar o sabor do arroz?

Prefira ingerir carnes brancas e magras, e evite carnes gordurosas. Quanto aos doces, eles não são proibidos, você deve, apenas, não ingeri-los em excesso, ou seja, é permitido provar um pouquinho de cada alimento da mesa, desde que, claro, você não tenha nenhuma restrição alimentar. O bom senso sempre deve prevalecer!

Outro ponto importante diz respeito às bebidas alcoólicas, beba com moderação e evite o excesso.

Além das recomendações acima, coma devagar e evite ficar muito tempo sem se alimentar, se possível, coma uma fruta ou beba um suco de frutas, antes de sair de casa. O excesso alimentar pode provocar indigestão, inchaço ou problemas estomacais, por isso é necessário não esquecer da sua dieta nas festas de fim de ano. Outras sugestões saudáveis para o período festivo incluem:

  • Evitar o estresse = você será o responsável pela preparação da ceia? Então, divida a tarefa com uma ou mais pessoas, assim você evita a sobrecarga de trabalho e uma possível fadiga ou aborrecimento;
  • Tomar água = assim você evita a desidratação;
  • Descansar = se for viajar, descanse bem antes de pegar a estrada.

 

E você, já está preparado para todas as comemorações? Deixe abaixo o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.