Como o câncer de mama pode ser prevenido?

Tempo de leitura: 1 minuto

Detalhes que você precisa saber sobre o câncer de mama! 

 

O Outubro Rosa está quase acabando, mas, os cuidados com a saúde das mamas devem ser mantidos durante todo o ano. Isso porque o câncer de mama é o segundo mais incidente na população feminina no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. 

 

O Instituto Nacional do Câncer estimou que nesse ano de 2019 surgissem cerca de 59.700 novos casos. Esses já são grandes motivos para manter a saúde das mamas em dias. E para iniciar falando sobre prevenção, o que pode aumentar o risco de uma pessoa ter a doença? 

 

São vários fatores que podem influenciar no surgimento do câncer de mama, dentre eles genéticos, estilo de vida, dentre outros. Mas, um dos principais fatores é a idade após os 50 anos de idade. 

 

O INCA revela que 4 em cada 5 casos acontecem em mulheres que possuem mais de 50 anos.  Além disso, fatores como: vida sedentária, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, uso de contraceptivos, histórico familiar também podem contribuir. 

 

E como prevenir? 

 

Uma curiosidade sobre a prevenção que talvez você não saiba é: cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: 

– Fazer atividades físicas; 

– Manter uma alimentação equilibrada; 

– Manter o peso corporal adequado para a altura; 

– Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; 

– Evitar o uso de anticoncepcionais; 

– Amamentar. 

 

Essas são as principais formas de prevenção do câncer de mama. Embora estejamos falando sobre prevenção, vale ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta grandemente a possibilidade de cura. Por isso, a importância do autoexame e a visita regular ao mastologista! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.