Criança saudável, criança feliz

Tempo de leitura: 3 minutos

Outubro é o mês oficial de comemoração pelo dia das crianças, por isso, não poderíamos deixar esta data passar sem um texto especial dedicado à saúde de todos os pequenos. Então, você que é pai, mãe ou responsável por uma criança, continue lendo este texto e veja o que fazer para ter uma criança saudável e, principalmente, feliz, bem pertinho de você!

 

Criança saudável: direitos das crianças  

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a idade que delimita o fim do infância é doze anos incompletos. Entre doze e dezoito anos a pessoa é considerada adolescente.

Tanto a criança quanto o adolescente têm direito à saúde, assim como direito à vida, à alimentação, ao esporte, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária, conforme o artigo 4 do ECA. Cabe ressaltar aqui um outro cuidado importante para a saúde dos pequenos, o uso da cadeirinha em veículos, a cadeirinha deve ser utilizada até os 7 anos e 6 meses. Após essa idade, a criança precisa utilizar o cinto de segurança em todos os seus percursos

 

Vacinação

Segundo a página do Ministério da Saúde dedicada a informações sobre vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos, é importante que os pais levem suas crianças para a regularização das vacinações, como: hepatite B, febre amarela, meningocócica C, tríplice viral, dT, HPV, vacina oral poliomielite, pneumocócica 10 valente, hepatite A, tríplice viral, tetra viral, entre outras. Acesse a lista completa de vacinas no blog do Ministério da Saúde (saude.gov.br/vacinareproteger)

 

Exames laboratoriais infantis

Para deixar a sua criança protegida, saudável e feliz, é necessário, sem dúvidas, levá-la ao pediatra e a outros médicos para consultas de rotina. Esses médicos, dependendo do contexto, poderão pedir a realização de exames laboratoriais infantis para a averiguação do estado de saúde da criança, como:

  • Exame de fezes;
  • Urina;
  • Colesterol;
  • Glicemia;
  • Hemograma;
  • Entre outros.

 

Passe mais tempo com a sua criança

Estar presente no dia a dia da criança, acompanhando sua rotina escolar, seus receios, interesses, acompanhando seu crescimento, sua transformação em adolescente e compartilhando afeto também são excelentes meios de ter uma criança saudável dentro de casa, mais disposta, alegre e feliz com a vida.

De acordo com resultados de um estudo realizado em parceria com as universidades Oxford e Open, no Reino Unido, as crianças se sentem mais felizes quando participam de atividades ativas, com movimento e dinamismo, como desenhar. Ou seja, isso significa que as crianças não devem ficar restritas apenas às brincadeiras que envolvem aparelhos tecnológicos, as crianças precisam ter contato com outras crianças, convívio com seus pais, brincadeiras ao ar livre e espaço para brincar com liberdade e segurança.

Esteja mais próximo da sua criança, compartilhe carinho, momentos divertidos, alegria, brincadeiras, proteção e, principalmente, tenha tempo para a sua criança, pois elas crescem rápido.

E você, o que faz para ter uma criança saudável e feliz dentro de casa? Deixe abaixo o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.