Novembro Azul: Um simples exame de sangue pode ajudar no diagnóstico do câncer de próstata!

Tempo de leitura: 2 minutos

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e afeta, em sua maioria, maiores de 65 anos. Existem várias maneiras de diagnosticar o problema de forma precoce, por exemplo, o exame de PSA. Já ouviu falar? Continue a leitura do texto e saiba mais sobre a importância desse exame no check-up masculino.

 

Um grande aliado para a saúde do homem!

Os números do câncer de próstata ainda são altos, o que o faz ser o segundo mais comum entre os homens, sendo as suas taxas de incidência ainda maiores nos países desenvolvidos. A próstata é uma glândula que produz uma parte do sêmen e se localiza na parte baixa do abdômen masculino.

O câncer de próstata atinge em sua maioria homens na terceira idade, acima de 65 anos, sendo esse o principal fator de risco para a doença. Outros fatores podem contribuir para o surgimento do problema como: hábitos de vida, excesso de peso, histórico familiar, dentre outros.

A detecção precoce do problema para quem não apresenta sintomas, de caráter preventivo, principalmente para quem já possui a idade considerada como fator de risco passa pelo exame do toque retal e pelo exame laboratorial de dosagem de PSA.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens ou antígenos específicos da próstata. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata e podem ser medidos através de um simples exame de sangue.

Na realidade, o que pode indicar alguma alteração na próstata está relacionado à quantidade do PSA no sangue, por isso é solicitada a dosagem do PSA. Além do câncer de próstata, o exame de dosagem de PSA também pode detectar sinais de outras doenças como hiperplasia prostática benigna e prostatite.

Geralmente o PSA é solicitado primeiramente e caso apresente sinais de alterações outros exames complementares são realizados. A dosagem do PSA é tranquila e simples com apenas uma coleta de sangue.

O câncer de próstata pode ser prevenido através de diversas ações como: rotina de atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso adequado, e estar sempre em dias com a sua rotina de visitas ao médico e exames.

Não deixe de cuidar de você mesmo, afinal de contas cuidar da saúde também é coisa de homem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.