Novembro Azul – Como o câncer de próstata pode ser diagnosticado?

Tempo de leitura: 2 minutos

Homem também tem que se cuidar 

Aquela história de que ir ao médico realizar check-ups regulares, ter cuidado com a saúde é só coisa de mulher já virou coisa do passado. Os homens também precisam estar atentos à sua saúde, principalmente no que diz respeito à próstata.  

No Brasil o câncer de próstata ainda é o segundo tipo que mais atinge os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. A próstata é uma glândula presente apenas no homem e responsável pela produção de sêmen. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que nesse ano de 2018 houve o surgimento de 68.220 de novos casos. Muitas vezes, quando é diagnosticado já está em fases avançadas tornando mínimas as possibilidades de cura. 

Na verdade, essa doença costuma surgir em pessoas de mais idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundo são em homens acima de 65 anos de idade. Por isso, os cuidados ao longo da vida com relação a hábitos saudáveis e consultas regulares ao médico são essenciais para o processo de envelhecimento ser o melhor possível. 

 

Como o câncer de próstata pode ser diagnosticado? 

 

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de duas estratégias diferentes de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS): 

– A primeira destinada aos que possuem sinais da doença 

– A segunda para os que não possuem sinais ou sintomas  

A ida ao urologista é o primeiro passo para o cuidado com a saúde da próstata. Cabe ao médico analisar sintomas, fatores de risco, histórico familiar e orientar quanto ao exame que deve ser feito. Os dois mais conhecidos para o diagnóstico desse tipo de câncer é o de toque retal juntamente com os resultados da dosagem do PSA, que é o antígeno prostático específico. 

Quando nesses exames surgem os indícios de que existe o problema, uma ultrassonografia pélvica poderá ser solicitada mostrando ou não a necessidade de se haver a biópsia prostática transretal.  

O que cabe salientar é: homens estejam sempre em dias com as suas consultas ao urologista! O diagnóstico precoce junto com o tratamento pode significar a cura da doença! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.