Como identificar uma alergia de contato?

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é uma alergia? 

 

Você tem ou conhece alguém que tenha alergia a algum produto ou alimento? Na verdade, reações alérgicas são muito mais comuns do que imaginamos e elas podem ser causadas por uma série de fatores como alimentos, poeira, mudanças climáticas, animais, dentre outros. 

 

A alergia é, na verdade, uma reação anormal do nosso corpo a algum tipo de coisa exterior, as substâncias são chamadas de alergénios. Aproximadamente 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia, sendo a maior parte respiratória ou alimentar. 

 

Também conhecida como dermatite de contato, a alergia pode se dividir em dois grandes grupos: 

 

Irritativas: Causada por sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas e podem surgir assim que entramos em contato com o causador. Costumam causar irritação apenas no local onde houve o contato. 

 

Alérgicas: essa costuma aparecer após o contato frequente com o produto. Geralmente essa forma aparece com o uso frequente de produtos como hidratantes, perfumes, esmaltes, dentre outros.  As lesões podem afetar a área de contato, como também podem afetar à distância. 

 

Os sintomas variam bastante dependendo da substância e do grau de alergia que a pessoa possui ao produto, mas os mais comuns são: 

 

– Ardor, queimação e coceira; 

– Vermelhidão no local do contato; 

– Pequenas bolhas; 

– Local quente; 

– Inchaço; 

– Fissuras na pele; 

 

Para o tratamento ser feito é necessário que haja antes o exame para detectar o agente causador da alergia, para que assim a pessoa possa procurar novas alternativas. Usar produtos hipoalergênicos é uma boa forma de evitar novas crises com o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.