Vitamina D: como ela pode influenciar na sua qualidade de vida?

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente, mais do que nunca, com a chegada da pandemia da Covid-19 se tornou ainda mais fundamental manter a saúde em dia e uma boa imunidade. A Vitamina D que é um pilar essencial do nosso sistema imunológico também precisa de atenção especial quando o assunto é cuidar da sua saúde. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Os benefícios de manter a sua Vitamina D em dia!

Como andam os seus níveis de vitaminas do organismo? São inúmeros os benefícios que as vitaminas possuem em nosso organismo, dentre eles, a manutenção de órgãos e processos vitais para a nossa vida.

A maioria das vitaminas conseguimos através da alimentação, por isso a importância de sempre mantermos alimentos saudáveis em nossa rotina. Apesar de ser denominada de vitamina, a vitamina D atualmente, na realidade, é considerada como um hormônio que influencia em nossa saúde óssea, muscular, imunológica e no funcionamento de vários órgãos e sistemas como o cardiovascular.

A Vitamina D é obtida através da nossa alimentação e sintetizada pelo nosso organismo através da exposição solar. Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes de água salgada como a sardinha e o salmão, carnes, ovos, leite, manteiga, castanha e nozes, dentre outros.

A deficiência de vitamina D pode provocar diversos prejuízos para a saúde, por exemplo, pode afetar o crescimento das crianças, podendo também trazer alterações ósseas em adultos e influenciar no surgimento de osteopenia e osteoporose. 

Mas, como você pode saber como estão as suas taxas de vitamina D?

É fundamental que você esteja sempre em dia com o seu check-up médico e, principalmente, tenha bons hábitos de vida com uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares. Além de servir para saber sobre suas taxas de vitamina D, o check-up médico também dá um panorama geral da sua saúde e como você pode melhorar.

É fundamental que você consulte o médico e que caso seja necessário realize a suplementação da vitamina D de acordo com as orientações deste, visto que altas dosagens podem causar efeitos adversos. 

É preciso também ter cautela com relação à exposição solar, faça-a de forma equilibrada sempre tendo como base as orientações médicas.

Leave a Reply