Qual teste escolher se você apresentar sintomas da Covid-19? Confira em nosso blog!

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde que se deu início à pandemia da Covid-19 os exames para o seu diagnóstico são grandes aliados para ajudar a salvar vidas. Cada um deles possui suas recomendações específicas para cada período da doença, e quando feito respeitando-as pode salvar vidas. Continue a leitura do texto e saiba mais sobre cada um deles e como podem ajudar você!

A importância de um diagnóstico preciso!

Os exames são aliados fundamentais para o diagnóstico e tratamento correto em todos os problemas de saúde que podem surgir. Ainda mais em tempos de pandemia, onde é fundamental ter um diagnóstico preciso que pode salvar vidas.

Para isso é importante haver um acompanhamento médico, uma análise dos sintomas e enfim os exames que podem ajudar no diagnóstico. No caso da covid-19 todo esse processo também é realizado para se chegar ao tratamento mais adequado.

O coronavírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca ao tossir, espirrar ou falar e geralmente os sintomas costumam ser: tosse, coriza, dor de garganta, febre, perda do paladar e olfato, dentre outros.

Lembrando que nem sempre uma pessoa infectada pelo coronavírus apresentará os mesmos sintomas que outras podem ter sentido. Inclusive alguns não apresentam nenhum sintoma, chamados assintomáticos e é por isso que faz tanta diferença manter os cuidados fundamentais.

E quais os exames podem identificar a covid-19 e quando fazê-los? Vamos esclarecer sobre os exames disponíveis no Bioanálise agora!

Exames via swab (espécie de cotonete):

Antígeno Sars-Cov2 – é indicado para ser realizado entre o 3º e o 8º dia de sintomas ou contato com quem testou positivo para o vírus. O resultado do exame está disponível em algumas horas.

RT-PCR – é indicado para ser realizado do 1º ao 9º dia de sintomas ou contato com quem testou positivo para o vírus. O resultado do exame sai em até 3 dias úteis, É o exame padrão-ouro no diagnóstico da covid-19.

Exames via coleta de sangue:

Sorologia IGM e IGG – é indicado para ser realizado 8 dias após o início dos sintomas, o ideal são 14 dias. Indica que o seu organismo foi exposto ao vírus e que foram produzidos anticorpos.

Sorologia IGG – realizado para detectar a resposta imunológica à infecção e provavelmente para determinar quem está imune a infecção da Covid-19. Indicado para pessoas com histórico de sintomas ou contato com caso confirmado há mais de 20 dias.

Anticorpos neutralizantes – identifica a presença de Anticorpos NEUTRALIZANTES contra o SARS-COV-2, vírus responsável pela Covid-19, produzidos após vacinação ou infecção natural. Indicado para ser realizado de 15 a 20 dias após a segunda dose da vacinação ou infecção natural.

Em todos os casos é ideal procurar a ajuda médica para o diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado para o seu caso. Não deixe de cuidar da sua saúde, um simples exame pode ajudar a salvar a sua vida!

Mais informações sobre os exames para a Covid-19? Fale com a gente pelo nosso WhatsApp (86) 3215-8586 ou Telefone (86) 3215-8585.

Leave a Reply