O que o exame de dosagem da creatinina pode fazer pela sua saúde?

Tempo de leitura: 1 minuto

Talvez você já tenha feito esse exame, mas não sabe ao certo do que se trata. O exame de dosagem de creatinina é essencial no seu check-up e pode ajudar de forma significativa nos seus cuidados com a saúde. Descubra mais sobre esse exame e como ele pode ajudá-lo!

 

Exames de check-up e a sua função essencial para a saúde!

Assim como o exame de creatinina vários outros exames são essenciais para a manutenção da saúde, por isso a importância de realizar check-ups frequentes. Além de ser essencial na descoberta de problemas que tem seu surgimento silencioso, também pode ajudar a prevenir diversas disfunções.

Dentre os vários exames preventivos que são solicitados durante um check-up, está o exame de dosagem de creatinina. Para que serve? Esse exame laboratorial é essencial na descoberta de disfunções nos rins.

É um exame simples e tranquilo feito através da coleta de sangue, e quando seus níveis estão alterados é um dos indícios de que o órgão não está bem, sendo de grande ajuda, inclusive, na descoberta da doença renal crônica.

Muitas vezes essa doença tem o seu surgimento de forma silencioso, ou seja, não tem sintomas, isso faz com que grande parte das pessoas a descubram em uma fase crítica, sendo necessário iniciar hemodiálise. E é aí que está a importância de sempre avaliar a sua saúde com a ajuda médica!

 

Mas como a creatinina indica se os rins estão bem ou não?

Os rins têm como principal função filtrar o sangue com o objetivo de desintoxicar o organismo de substâncias indesejadas. Quando essa função não está sendo executada de forma plena, os níveis de creatinina começam a elevar-se, tendo em vista que essa molécula é exclusivamente eliminada pelos rins.

Quando isso acontece, é fundamental procurar o seu médico que direcionará para outros exames mais específicos e o tratamento adequado.

Leave a Reply