HIV: O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!

Tempo de leitura: 1 minuto

A conscientização da população jovem ainda é um desafio quando o assunto é a AIDS, o que muitas vezes dificulta a prevenção e o diagnóstico precoce. Um simples exame pode ser determinante na sua vida! Continue a leitura e saiba mais sobre o diagnóstico precoce da AIDS!

 

O que é o HIV?

Certamente você já ouviu falar na AIDS e em como ela pode transformar a vida de quem a possui. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença transmissível causada pela infecção do vírus HIV. Esse vírus ataca, principalmente, o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo contra doenças.

Ao contrário do que muitos pensam, HIV e AIDS não são a mesma coisa! Muitas pessoas podem conviver com o vírus HIV sem desenvolver a AIDS, sendo possível nesse caso transmitir a outros através de relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de seringas ou outros objetos perfurocortantes ou ainda de mãe para filho através do parto e amamentação (quando não há o diagnóstico e/ou o tratamento correto).

Muitos que são infectados pelo vírus HIV podem conviver por longos períodos sem apresentar sintomas, o que torna fundamental a sua rotina de check-up na detecção precoce do problema. Um simples exame de sangue pode detectar se você está ou não infectado pelo vírus.

O diagnóstico precoce é fundamental para o início do tratamento e para a qualidade de vida do portador. O uso de antirretrovirais a carga viral pode ser reduzida para indetectável o que evita a transmissão da doença para outras pessoas e dá mais qualidade de vida.

Manter a sua rotina de visitas ao médico e a realização de exames pode ajudar a detectar diversas doenças que possuem desenvolvimento silencioso. Não deixe de cuidar da sua saúde preventivamente!

Leave a Reply