Saúde do trabalhador: entenda os tipos de exames relacionados à medicina ocupacional

Tempo de leitura: 2 minutos

Os trabalhadores contratados sob o regime da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, cujas empresas devem legalmente aderir ao PCMSO, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, precisam realizar alguns exames ao longo da vida trabalhadora, como forma de promoção e preservação da saúde, conforme a Norma Regulamentadora 7 que rege o PCMSO. Após os exames médicos, o trabalhador tem acesso ao seu ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, fornecido pelo médico. Veja abaixo quais são os tipos de exames solicitados relacionados à medicina ocupacional.

 

Admissional

O primeiro tipo de exame relacionado à medicina ocupacional é o admissional. Ele deve ser realizado quando o trabalhador é admitido no cargo, mas ainda não iniciou o trabalho. Este exame tem como objetivo averiguar previamente a saúde do trabalhador para oportunizar a sua entrada na empresa e para garantir ao empregador que o trabalhador estará apto para a função.

 

Retorno ao trabalho

O exame de retorno é realizado no primeiro dia após a volta do trabalhador, sendo que os motivos podem ser por doença ou acidente a trabalhadores afastados pelo período superior a 30 dias.

 

Periódico

Como o nome sugere, são exames realizados de modo habitual, quando são realizadas funções que oferecem risco à saúde do trabalhador ou se o trabalhador já tem alguma doença que precisa ser monitorada. A periodicidade pode ser anual, a cada 2 anos ou em intervalos curtos, dependendo das condições as quais são submetidos os trabalhadores e da idade deles, inferior ou superior a 18 ou 45 anos.

 

Mudança de função

O exame de mudança de função é realizado antes da mudança para o novo cargo. Se a nova função oferecer algum tipo de risco ao trabalhador, é preciso submeter-se aos exames.

 

Demissional

Se o último exame médico ocupacional tiver sido realizado há mais de 135 dias para empresas de grau de risco 1 e 2 ou 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4, o exame deve ser feito obrigatoriamente até a data de saída. No entanto, se a empresa oferece condições potenciais de risco ao trabalhador, os exames deverão ser realizados em qualquer período.

 

Quais exames médicos são solicitados?

Os exames requeridos são variados, eles incluem, por exemplo, exames que avaliam o peso, o funcionamento do coração, da coluna, visão, exames que analisam as taxas de colesterol, diabetes, dentre outros. Conforme determinado na NR7, os exames médicos solicitados incluem avaliação clínica, que abrange anamnese ocupacional, exame físico e mental, e exames complementares.

 

A saúde do trabalhador é importante e preservá-la é um modo de todas as empresas garantirem profissionais mais saudáveis, felizes e produtivos. Por essa razão, todas as empresas devem estar bem informadas sobre esses exames. O Laboratório Bioanálise realiza exames relacionados à medicina ocupacional. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo telefone (86) 3215-8585 e faça o seu agendamento antecipado.

Você ainda tem dúvida sobre os exames relacionados à saúde do trabalhador? Então, deixe o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.