O que você precisa saber sobre o diabetes?

Tempo de leitura: 1 minuto

Curiosidades sobre o diabetes! 

 

Como já dito várias vezes, o diabetes é uma doença crônica em que o corpo para de produzir ou produz de forma insuficiente a insulina, que é o hormônio que ajuda no controle da glicose no sangue.  

 

Quando isso acontece, a glicose não é utilizada da forma como deveria em nosso organismo, o que favorece o seu acúmulo no corpo. Essa condição é chamada de Hiperglicemia e quando não diagnosticada e tratada a tempo pode causar danos em vários órgãos. 

 

Na verdade, esse conceito é o mais abrangente sobre o problema, pois existem vários tipos de diabetes como o tipo 1, 2 e a gestacional. Cada uma com suas particularidades e causas diferenciadas. 

 

Os sintomas do diabetes podem passar por: 

 

– Sede excessiva; 

– Fadiga e cansaço; 

– Infecções frequentes, principalmente na pele; 

– Perda de peso; 

– Aumento do apetite. 

 

O diabetes pode ter várias causas, dentre elas fatores genéticos, estilo de vida e a obesidade que podem acarretar em também vários outros problemas de saúde. Vamos a algumas curiosidades sobre a doença? 

 

Um assunto que causa controvérsias é que o diabetes é causado pela ingestão excessiva de doces. Na verdade, essa afirmação é um mito! O que pode ocasionar o surgimento do diabetes em uma pessoa com relação ao excesso de doces é devido ao seu aumento de peso. 

 

Sim! A obesidade é um dos fatores de risco da doença! 

 

O diabetes não é uma doença transmissível, ou seja, não pode ser passada para outra pessoa pelo contato físico ou mucosas. 

 

Os sintomas do diabetes nem sempre são tão claros. Na verdade, essa doença pode surgir de forma silenciosa e só ser detectada quando provoca um dano maior a um órgão ou tecido. 

 

Infelizmente, ainda não há cura para o diabetes. Mas, o tratamento ajuda quem o tem a ter uma vida normal! 

 

Você conhece alguém que sofra com o diabetes? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.