O que são e como prevenir as hepatites

Tempo de leitura: 3 minutos

Hepatite é uma doença causada devido a uma inflamação no fígado. De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites são causadas por doenças autoimunes, metabólicas, genéticas, por vírus, uso de remédios, álcool e contato com objetos contaminados.

A doença pode ser causada por cinco tipos de vírus que podem permanecer ativos no ambiente por vários dias, são eles: HAV (hepatite A), HBV (hepatite B), HCV (hepatite C), HDV (hepatite D) e HEV (hepatite E).

Confira mais informações sobre os cinco tipos de hepatites.

 

Hepatite A – hepatite transmitida por via oral-fecal, causada pelo contato com alimentos contaminados, ingestão de fezes contaminadas ou contato com pessoas infectadas. Uma pessoa que teve hepatite A ficará imune contra a doença pelo restante de sua vida.

As crianças fazem parte do grupo de risco da hepatite A, portanto, os pais devem estar atentos aos locais em que a criança brinca e aos alimentos ingeridos por ela, os alimentos precisam ser lavados e bem cozidos, os pais também devem orientar as crianças sobre os procedimentos de higiene pessoal, tais como lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições.

A vacina contra a hepatite A é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 1 a 2 anos em todos os postos de saúde do país.

 

Hepatite B – hepatite causada pelo contato com sangue, saliva, sêmen, instrumentos cirúrgicos e de higiene pessoal contaminados, uso de drogas.  A hepatite B também é transmitida por meio perinatal, ou seja, de mãe para filho no momento do parto e pode evoluir para formas mais graves como hepatite crônica, hepatite aguda e cirrose hepática.

Existe vacina preventiva contra a hepatite B, que deve ser tomada em três doses.

 

Hepatite C – hepatite causada pelo contato com sangue, instrumentos cirúrgicos ou objetos de higiene pessoal contaminados, colocação inadequada de piercing e tatuagem.

A hepatite C também é transmitida de mãe para filho no momento do parto. Nos estágios avançados, a doença ocasiona enfermidades mais graves como cirrose, complicações hepáticas e câncer. Ainda não existe vacina contra a hepatite C.

 

Hepatite D – a hepatite D é semelhante à hepatite B e é causada apenas com a presença do vírus da hepatite B.

As medidas de prevenção contra a hepatite D são as mesmas medidas da hepatite B: não compartilhamento de objetos de higiene pessoal ou de manicure e pedicure, vacinação, uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhamento de objetos para a colocação de piercing ou tatuagem.

 

Hepatite E – hepatite transmitida por meio fecal-oral, causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, pode causar necrose no fígado. Uma pessoa que teve hepatite E, assim como ocorre com as pessoas infectadas pela hepatite A, ficará imune contra a doença pelo restante de sua vida.

 

Cuidados necessários contra as hepatites

De modo geral, os cuidados necessários para a prevenção das hepatites incluem a adoção das seguintes medidas:

  • lavar as mãos após ir ao banheiro;
  • lavar as mãos antes de comer;
  • lavar os alimentos antes do consumo;
  • cozinhar bem os alimentos antes do consumo;
  • evitar comer frutos do mar que estejam mal cozidos ou crus;
  • ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes;
  • adotar instrumentos pessoais de beleza, tais como pinça, tesoura de unhas etc;
  • usar individualmente seus próprios objetos de higiene;
  • usar preservativo nas relações sexuais;
  • utilizar agulhas e seringas descartáveis;
  • ingerir água limpa.

 

Diagnóstico

As hepatites podem ser descobertas em exames de sangue de rotina ou testes diagnósticos. Geralmente, quando os sintomas da hepatite são manifestados, o indivíduo já está em um estágio avançado da doença.

Atenção para os sintomas: tontura, náuseas, olhos amarelados, perda de apetite, vômitos, febre, urina escura, fezes claras.

 

Agora, que você está mais informado sobre as hepatites, compartilhe o texto com seus amigos ou deixe seu comentário de dúvida ou sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.