O Diagnóstico da Covid-19 através de testes laboratoriais

Tempo de leitura: 1 minuto

Desde que a Covid-19 foi oficialmente declarada pela OMS, os testes para a sua detecção tem evoluído muito e desempenhado um papel fundamental no combate a pandemia, pois quanto mais cedo a doença é diagnosticada maiores as possibilidades de evitar que a ela se agrave.

Atualmente existem diferentes exames para a Covid-19, cada qual com suas características e aplicações dependendo da fase da doença em que o paciente se encontra.

Os testes disponíveis podem ser divididos em 2 grupos, os que pesquisam diretamente o vírus, ou os que pesquisam se o nosso organismo desenvolveu anticorpos contra ele.

A seguir falaremos um pouco dos dois grupos, mas para realizar o teste mais adequado para você consulte sempre um médico.

Testes que pesquisam o vírus SARSCOV-2.

São eles: RT-PCR e Antígeno quantitativo e antígeno qualitativo.

Devem ser realizados nos primeiros dias de sintoma ou do contato com pessoas que testaram positivo para o corona vírus, preferencialmente, entre o 1º e o 9º dia, no caso do RT-PCR e do 3º ao 9º dia, no caso dos testes de antígeno.

As amostras são obtidas através de swab de nasofaringe e/ou orofaringe.

Testes que pesquisam se o nosso organismo produziu anticorpos contra o corona vírus.

São eles: Teste rápido IgG e IgM, sorologia IgG e IgM, anticorpos totais e sorologia IgG.

Devem ser realizados após o 8º dia após o início dos sintomas ou contato com quem testou positivo, porém o ideal é que sejam feitos após 14 dias.

São feitos via coleta de sangue e analisam a resposta imunológica humoral do seu corpo ao coronavírus.

 Veja também em nosso blog o artigo sobre o teste de anticorpos neutralizantes para Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.