Entenda as diferenças entre alergia ao leite e a intolerância à lactose

Tempo de leitura: 1 minuto

Você sempre gostou de leite, queijo e, de repente, não consegue mais comer porque dá um mal estar, uma dor na barriga. Isso pode ser intolerância à lactose! Ou alergia ao leite. Mas afinal, o que é intolerância e o que é alergia?

A pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite. Não pode comer, encostar e, às vezes, nem sentir o cheiro do leite. Já a intolerante tem problema com o açúcar do leite, portanto pode comer alimentos lácteos desde que seja livre de lactose, ou com a ingestão da lactase, enzima que ajuda a digerir a lactose. Quando a intolerância é leve, a pessoa pode até comer um pedaço de queijo, de um chocolate pequeno, com pouca lactose. Nos alérgicos, essa conta de pouco ou muito não funciona.

Os sintomas da intolerância e da alergia também são diferentes. O alérgico tem inchaço que pode ocorrer nos lábios, pálpebras, língua, pulmão e glote; sintomas respiratórios como espirro e falta de ar; sintomas gastrointestinais como distensão abdominal, gases, diarreia; placas avermelhadas pelo corpo, coceira e choque anafilático. Já no intolerante, os sintomas normalmente se restringem ao trato gastrointestinal: dores abdominais, gases e diarreia.

Caso perceba os sintomas acima e suspeitar que eles estejam ligados à ingestão de lactose, procure um médico e explique a situação.

A consulta costuma ser rápida, por isso é importante que você agilize e leve os seus sintomas anotados, para descrevê-los ao médico. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas.

2 Comentários

  1. Evilazio

    Oi.eu tenho 27 anos, antes nao sentia nada .agora sinto muitas dores na barriga, diarreia ,Tontura e estufado.como tenho gastrite só tomava leite desnatado, devido minhas duvidas eu parei de tomar pasei uma semana e comesei a ir no banheiro normal.para ficar mais confiante comprei o leite sem lactose ai a diarreia voltou .com esses sitomas sera que estou com alergia ao leite? O que fasso? E porque o organismo passa a recusar o leite ? .alguma inrritaçao ou feridas causa esse problema? ………….aquardo retorno.

    Responder
    1. Bioanalise

      Olá Evilazio, recomendamos fortemente que você procure seu médico para que ele lhe encaminhe para realizar os exames necessários que levarão ao diagnóstico correto. Grande abraço e saúde para você!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.