Aprenda a ter uma rotina de alimentação saudável

Tempo de leitura: 2 minutos

A rotina atual de estudos e trabalho aumenta o tempo que as pessoas passam fora de casa, ocasionando assim a predisposição para os péssimos hábitos alimentares.

Este texto é para você que quer ter uma rotina de alimentação saudável. Continue acompanhando a leitura e saiba como!

 

Procure um nutricionista

Procurar um nutricionista é o passo ideal para planejar uma rotina de alimentação saudável. É esse profissional quem vai analisar a sua situação alimentar e as mudanças necessárias para a melhoria da sua rotina de alimentação.

 

Estabeleça metas possíveis de serem cumpridas

Você quer emagrecer ou engordar quantos quilos? Crie um calendário e defina as metas semanais, diárias, mensais ou anuais que precisam ser atingidas. Por exemplo, se você quer emagrecer 5 quilos no decorrer de 3 meses, defina quantos quilos devem ser perdidos em cada mês e a rotina que você precisará ter. Veja um exemplo mais detalhado: vou perder 5 quilos até o final do mês de junho. Para isso, preciso perder 1,5 kg em abril, 1,5 kg em maio e 2 kg em junho. Também preciso comer 3 frutas diariamente e andar de bicicleta 4 vezes por semana.

 

Não pule refeições

O hábito de pular refeições, faz com que você sinta mais fome durante os intervalos e coma mais. O recomendado para manter uma alimentação saudável é ter, no mínimo, três alimentações e dois lanches por dia.

 

Diversifique a sua alimentação

Comer os mesmos alimentos diariamente pode tornar a sua rotina alimentar entediante. Para evitar que isso aconteça e para ter mais resultados benéficos à sua saúde, é recomendado:

  • Montar um prato colorido;
  • Inserir cereais, grãos integrais, verduras na alimentação;
  • Comer diariamente porções de arroz e feijão;
  • Consumir leite e seus derivados (porções moderadas);
  • Substituir doces e alimentos gordurosos por quantidades diárias de frutas;
  • Evitar refrigerantes, sucos e alimentos industrializados.

 

Atente-se para a devida conservação dos alimentos

É importante ler os rótulos dos alimentos para saber o prazo de validade e a maneira que ele deve ser conservado. Dessa maneira, você preserva o alimento da maneira correta e aproveita ao máximo os seus nutrientes.

 

Como começar a ter uma rotina saudável

Pode ser difícil passar por uma mudança drástica de alimentação. Mas, quando se tem em mente o objetivo que se quer atingir, é mais fácil enfrentar o processo. Eliminar, aos poucos, a quantidade de alimentos nocivos e inserir progressivamente os alimentos listados acima, traz grandes resultados à sua saúde a ao seu bem-estar.

Então, alie esses hábitos alimentares saudáveis com quantidades diárias de exercícios físicos, reduza as chances de ter doenças como diabetes, hipertensão e obesidade e torne a sua vida melhor.

 

Gostou do texto! Compartilhe-o com seus amigos! Aproveite também para deixar seu comentário dizendo como é a sua rotina alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.