Saiba como eliminar o estresse da sua vida

A violência, problemas de saúde, conflitos familiares, problemas pessoais, dificuldades financeiras, engarrafamento, trabalho acumulado, etc. Todos esses fatores podem ser a causa do aumento dos níveis do cortisol, o hormônio do estresse.

Continue acompanhando o texto para saber as consequências que o aumento do cortisol pode trazer à sua vida e o que fazer para eliminar o estresse.

 

Consequências do estresse

O estresse causa irritabilidade, ansiedade, falta de concentração, cansaço, além de problemas físicos como dores de cabeça, aperto no peito, dificuldade para respirar e comer, queda de cabelo, insônia, alergias, problemas intestinais, problemas na pele e outros.

 

Como eliminar o estresse?

  • Reconheça o estresse

Assuma para si mesmo que você está estressado. Quando o problema é reconhecido, fica mais fácil agir para solucioná-lo. Na próxima vez que você ouvir de alguém a frase “Você está estressado”, reavalie as suas atitudes com as pessoas ao seu redor.

 

  • Descubra o que causa o estresse

Depois do reconhecimento, chegou o momento de descobrir que causa o estresse.  Liste os motivos e veja quem pode resolver o problema: você, sua família ou seus colegas de trabalho? Liste também as ações que podem ser tomadas para iniciar a resolução do problema.

 

  • Converse com uma pessoa

Ter alguém para conversar e dividir os dilemas da vida é uma ótima alternativa para você não guardar os problemas.

 

  • Altere sua rotina

Se você é do tipo de pessoa que faz as refeições em meio a outras tarefas, mude já esse hábito. Reserve um tempo para as refeições, cumpra-o diariamente e sinta o gosto de cada alimento. Inclua momentos diários de meditação na sua rotina, saia com seus amigos no fim de semana e comece a fazer exercícios físicos.

Lembre-se: uma mente sadia resolve mais problemas do que uma mente atribulada.

 

  • Organize seu tempo e suas tarefas

Distribua as obrigações entre as pessoas do seu convívio. Pode ser que você esteja se estressando por estar fazendo uma tarefa de outra pessoa ou até mesmo se sobrecarregando desnecessariamente. Em sua casa, defina tarefas para todos os membros da família, e no trabalho, quando estiver se preocupando com algo, pergunte a alguma pessoa se ela pode ajudar na resolução do problema. Dessa forma, você ganha mais tempo e menos dores de cabeça.

 

 

Se, depois disso, o seu estresse ainda não acabou, chegou o momento de procurar ajuda médica ou psicoterápica, para o tratamento de questões emocionais, comportamentais e físicas.

 

E você, já analisou como o estresse interfere a sua vida? Conheça as causas e elimine logo o estresse da sua rotina!

 

Diga nos comentários os cuidados que você tem para evitar o estresse!