O que você precisa saber sobre ansiedade

Ter um pouco de ansiedade antes de apresentações e eventos que fogem à rotina é normal, no entanto, quando a ansiedade passa a interferir na vida da pessoa, é o momento de procurar ajuda, pois pode ser que a ansiedade faça parte do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) se os sintomas como fadiga, tensão muscular, irritabilidade e problemas com sono se manifestarem em quase todos os dias por seis meses, de acordo com o Manual de Classificação de Doenças Mentais.

Neste texto, apresentaremos as causas, sintomas e os tratamentos para a ansiedade.

 

Causa

É uma sensação causada diante de uma situação tida como perigosa pelo Sistema Nervoso Central. Esse sentimento gera reações tanto físicas quanto psicológicas. A ansiedade pode ser gerada por causa de situações que não são habituais, tais como uma entrevista de emprego, uma prova, uma reunião de negócios, uma viagem, uma consulta ao médico ou um encontro com uma pessoa desconhecida.

 

Sintomas 

Os sintomas podem se manifestar de maneira física e psíquica. No corpo, podem surgir sintomas como dores de cabeça e barriga, boca seca, mãos trêmula, sudorese, paralisação ou inquietação diante situações consideradas de risco. Na mente, alguns dos sintomas são pensamentos excessivos e preocupação sobre uma situação que vai acontecer ou que aconteceu. Alguns traumas também podem gerar sintomas de ansiedade.

 

Tratamento

A ansiedade pode ser tratada através de psicoterapias, que auxiliam na descoberta de sua causa, diminuindo ou eliminando, assim, os sintomas. Também pode ser tratada através do uso de remédios como os:

  • Ansiolíticos = são os remédios tranquilizantes, eles agem na diminuição dos sintomas de ansiedade e não na solução do mal. Os ansiolíticos podem ser utilizados para provocar o sono e podem causar dependência física e emocional;
  • Antidepressivos = esse tipo de remédio tem resultado mais eficaz no controle da ansiedade. O efeito da medicação demora mais tempo para surgir;
  • Antipsicóticos = quando os sintomas de ansiedade são descontrolados e se associam a doenças mentais, os antipsicóticos devem ser recomendados.

É importante ressaltar que todos os medicamentos incluídos nas categorias acima só devem ser vendidos com prescrição médica.

Se você está sofrendo com crises de ansiedade, fale aos outros o que você sente, pratique exercícios físicos e comece a fazer uma nova atividade como pintura, artesanato, tocar algum instrumento ou sair para dançar. Ainda assim, se as orientações dadas não causarem a diminuição dos níveis de ansiedade, procure ajuda médica!