Tire suas dúvidas sobre colesterol

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é e para que serve o colesterol? O colesterol é um lipídio que é transportado no organismo por meio das lipoproteínas LDL, VHDL e HDL. O corpo humano precisa do colesterol, porém em um nível controlado. Acompanhe o texto a seguir e tire suas dúvidas sobre colesterol.

 

O que é o colesterol?

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o colesterol é um lipídio que, por natureza, é encontrado nos organismos humanos. Sendo encontrado no cérebro, coração, fígado, intestino, nervos, músculos, pele, a maior parte de sua produção acontece no fígado, enquanto o restante é proveniente de dieta. Ou seja, o colesterol pode ser produzido de maneira endógena e exógena, além de, às vezes, ser originado em decorrência de outras complicações de saúde.

O colesterol é utilizado na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares, e é classificado em dois tipos: o HDL, o colesterol bom, e o LDL, o colesterol ruim.

 

O HDL

O HDL é chamado de colesterol bom por remover o excesso de colesterol das artérias, o que ocasiona uma placa de gordura não prejudicial à saúde.

 

O LDL

O LDL é chamado de colesterol ruim por causar entupimento nas veias. No caso do LDL, o colesterol alto é assintomático e pode provocar complicações como enfarte, derrame, problemas cardíacos e circulatórios. O acúmulo de gorduras nas artérias influencia no desenvolvimento da doença chamada aterosclerose.

De acordo com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico (2016), os valores correspondentes aos níveis de colesterol devem ser:

 

Valores para adultos maiores de 20 anos
  • Colesterol total (com jejum e sem jejum) = é desejável que o valor seja inferior a 190 mg/Dl;
  • HDL (com jejum e sem jejum) = é desejável que o valor seja inferior a 40 mg/Dl;
  • LDL–C (com jejum e sem jejum) =

à baixo = inferior a 130 mg/dL

à intermediário = inferior a 100 mg/dL

à alto = inferior a 70 mg/dL

à muito alto = inferior a 50 mg/Dl.

 

Valores para crianças e adolescentes
  • Colesterol total (com jejum e sem jejum) = inferior a 170 mg/Dl
  • HDL-C = superior a 45 mg/Dl
  • LDL-C = inferior a 110 mg/Dl.

 

O médico responsável para tratar de complicações referentes ao colesterol é o endocrinologista, e os exames solicitados para a descoberta exata dos valores de colesterol são: colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol VLDL e colesterol total. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

 

O que fazer para manter-se saudável?

Para ter uma vida saudável e as taxas de colesterol reguladas, é importante manter uma alimentação saudável, evitando o excesso de alimentos açucarados, processados e gordurosos, como toucinho, salsichas e frituras, também deve-se criar o hábito de fazer exercícios físicos regulares.

Alimentos como aveia, carnes magras, iogurte desnatado e peixes são recomendados para uma alteração nos hábitos alimentares, além de, claro, aumentar e diversificar o consumo de frutas e vegetais.

 

E você, mantém um estilo de vida saudável? Deixe o seu comentário!

* Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – endocrino.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.