Tem como se prevenir do câncer de mama?

Tempo de leitura: 1 minuto

Conhecendo mais o câncer de mama 

 

O câncer de mama é formado pela multiplicação de células anormais que causam o tumor, apesar de parecer ser única, essa doença tem várias formas, em alguns casos ela pode se desenvolver lentamente e em outros rapidamente. Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, é raro que aconteça antes dos 35 anos. 

Homens também podem apresentar câncer de mama, porém é extremamente raro. São muitos os fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer de mama, sendo que a idade (após os 50 anos) é um dos principais e que avança progressivamente junto com esta. 

Alguns dos fatores que podem facilitar o seu surgimento são: 

– Idade 

– Sobrepeso e obesidade após a menopausa 

– Uso de bebidas alcoólicas 

– Genética 

– Menopausa tardia (após os 55 anos) 

– Primeira gravidez após os 30 anos 

 

Como se prevenir? 

 

Quantos mais fatores envolvidos na causa de uma doença, mais difícil se torna a prevenção. Na verdade, o caráter preventivo da doença se dá através do controle dos fatores de risco e no incentivo aos fatores protetores.  

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados através da adoção de hábitos de vida saudáveis. Alguns destes são: 

– Exercícios físicos regulares 

– Alimentação saudável 

– Equilíbrio do peso corporal 

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas 

– Amamentação 

Quando descoberto em suas fases iniciais, o câncer de mama tem muito mais chances de cura! É fundamental que as mulheres conheçam o que está dentro da normalidade nas suas mamas, para que ao menor sinal de caroço ou nódulo seja informado ao médico.  

No Brasil, a recomendação é que a mamografia de rastreamento seja feita em mulheres que não apresentem sinais e sintomas uma vez a cada dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.