Sexagem fetal: saiba mais sobre o exame que descobre o sexo do seu bebê!

Tempo de leitura: 1 minuto

Como o exame de sexagem fetal é feito? 
 

O exame de sexagem fetal é um teste bastante utilizado para descobrir o sexo do bebê. O teste é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da mãe onde serão encontrados DNA da mãe e DNA fetal livre. 

 

Baseando-se em uma sequência do cromossomo Y, tendo em vista que apenas o sexo masculino o possui, quando é encontrado na amostra, significa que o bebê é um menino e, quando não surge, é uma menina. 

 

Partindo para uma explicação mais científica, o DNA fetal livre de células é oriundo de sincíciotrofoblastos apoptóticos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a primeira semana de gestação a partir da placenta. 

 

Anteriormente, a determinação do sexo fetal era realizada por utilização de técnicas invasivas, tais como a amniocentese (através do líquido amniótico). Estes processos, no entanto, ainda carregam um risco de aborto em torno de 1% e não podem ser realizados até 10 semanas de gestação. 

 

A determinação confiável do sexo fetal por meio de ultrassonografia não pode ser feita no primeiro trimestre, porque o desenvolvimento da genitália externa ainda não está completo. O uso de técnicas moleculares não invasivas, tais como a PCR em tempo real permitiu um grande avanço na identificação do sexo fetal, principalmente em fases precoces da gravidez. 

 

A qPCR se baseia na detecção e identificação de marcadores do cromossomo Y no DNA fetal presente no plasma materno. 

 

Para o sucesso do teste de sexagem fetal, é imprescindível que a coleta seja feita a partir da 10ª semana completa de gestação. São muitas as vantagens de se realizar a sexagem fetal, dentre elas: 

– Não é um método invasivo 

– O índice de acerto é de 99% 

– A idade gestacional para descobrir o sexo é anterior à outras formas como a ultrassonografia 

 

Agende o seu teste de sexagem fetal aqui com a gente, ligue (86) 3215-8585 e saiba mais!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.