Saúde da mulher idosa

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As idosas, mulheres que atingem e ultrapassam os 60 anos de idade, precisam cuidar periodicamente da sua saúde. Os cuidados com a saúde, aliás, devem começar bem antes da chegada a essa fase e precisam ser reforçados nesse período.

Conheça alguns cuidados básicos e necessários à saúde da mulher idosa.

 

Após a chegada da menopausa, as mulheres precisam ter a mesma frequência de visitas médicas anteriores a esse período. Não pense que a chegada à menopausa representa o fim de exames, vacinas e consultas. O exame de mamografia, por exemplo, deve ser feito com uma periodicidade anual.

Após os 60 anos, as mulheres devem continuar frequentando regularmente o ginecologista, para prevenir doenças como alguns tipos de cânceres. A realização de exames rotineiros torna-se importante para a prevenção ou controle de doenças como diabetes, hipertensão arterial, infecção urinária, pneumonia, problemas de visão, bronquite crônica, catarata, doenças cardíacas e outras.

Nesta fase da vida, também é necessário ter cuidado com a osteoporose, recomenda-se cultivar hábitos de vida saudáveis, como a realização de atividades físicas, dança, natação, caminhada, entre outras, e uma alimentação rica em cálcio.

Veja outros cuidados necessários à boa saúde da mulher idosa:

  • Tenha cuidado com quedas, elas podem causar traumatismos e fraturas;
  • Pratique atividades físicas;
  • Faça, no mínimo, três refeições por dia;
  • Consulte regularmente o seu médico;
  • Coma frutas, legumes e verduras diariamente e inclua nas suas refeições ovos, peixes, aves e grãos integrais;
  • Fique atenta ao seu cronograma de vacinação. A vacinação contra a gripe, por exemplo, acontece anualmente e evita muitas complicações;
  • Tenha momentos de lazer com sua família. Procure sempre estar em contato com outras pessoas;
  • Evite a solidão!

 

Com o aumento da expectativa de vida, as mulheres estão vivendo mais. E para ter uma boa qualidade de vida na terceira idade, é essencial que a mulher idosa cuide do seu bem-estar e ocupe seu tempo com atividades prazerosas, como leitura, artesanato, pintura, internet, brincadeiras com os netos ou realização de cursos para a aquisição de novos conhecimentos.

O importante é se movimentar e cuidar da saúde!

 

Esperamos que o texto tenha ajudado você a refletir sobre a qualidade de sua vida e do seu bem-estar.

 

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