Saiba quais são os benefícios da amamentação

Tempo de leitura: 2 minutos

A amamentação é um ato tão importante para as mamães e os bebês que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, anualmente, a Semana Mundial da Amamentação, no período de 01 a 07 de agosto, como uma forma de conscientização sobre a relevância desse gesto e sua contribuição na saúde da mãe e do seu bebê.

Quer saber mais sobre os benefícios que a amamentação proporciona? Então, continue a leitura e fique mais informada (o)!

 

Benefícios da amamentação

O leite materno possui nutrientes que ajudam no desenvolvimento do bebê, ele é um alimento completo, rico em ferro, em globulinas (proteínas de fácil digestão), proteínas, sais minerais, gorduras, açúcar, vitamina e água, tudo em medidas adequadas para suprir as necessidades do bebê.

Além disso, o leite materno é gratuito e disponível na temperatura adequada, ou seja, não há o risco de queimar o bebê.

Observações: não há leite fraco, toda mãe produz o leite adequado à saúde do seu bebê.

 

Os benefícios da amamentação para a mamãe e o bebê

A mãe que amamenta aumenta a sua proteção contra anemia, câncer de mama e de ovário, e ainda perde peso mais rápido e diminui o risco de ter hemorragia pós-parto.

Já no bebê, o leite materno influencia na diminuição de cólicas, alergias, anemia, infecções e o seu intestino fica mais saudável.

 

Como deve ser a alimentação da mãe no período da amamentação?

Até os 6 meses, o leite materno deve ser o único alimento dado ao bebê, e, a partir dos 6 meses, outros alimentos devem ser adicionados à alimentação, simultaneamente com a amamentação.

Neste período, a mãe deve manter uma alimentação balanceada, rica em verduras, grãos, cereais, legumes, frutas, peixes e outros alimentos saudáveis.

Cuidados especiais durante a amamentação

As mamães também devem ter alguns cuidados durante o período de amamentação. Não é recomendado fazer dieta antes de o bebê completar 2 meses, o próprio ato de amamentar já contribui para que a mamãe volte, aos poucos, ao seu peso normal. A ingestão de café não é contraindicada em quantidades pequenas, exceto se você perceber que o seu bebê tem alguma reação posterior

Por isso, atente-se sempre ao comportamento do bebê para verificar se algum alimento provoca gases, cólicas ou qualquer outra reação.

Consulte sempre o seu médico antes da ingestão de medicamentos e evite ou não exagere no consumo de bebidas alcóolicas.

 

Amamentar é um ato de carinho que fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, e que tem papel essencial no fortalecimento da imunidade do bebê. Com o leite materno, a criança crescerá mais forte e saudável, e você, mamãe também terá saúde suficiente para curtir todos os momentos ao lado do seu bebê

E você, gostou do texto ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.