Saiba agora quais alimentos podem ajudar a equilibrar a flora intestinal

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é a flora intestinal?

A flora intestinal, também conhecida por microbiota intestinal, refere-se ao conjunto de micro-organismos que ocupam nosso intestino e são de grande ajuda em vários processos do nosso corpo, principalmente, nos processos digestivos e no combate a outros micro-organismos patogênicos. Quando ouvimos falar de bactérias, geralmente associamos a doenças causadas por elas, porém, nosso organismo é lotado delas, somente no intestino temos mais de 100 milhões, e, elas são essenciais para o bom andamento do nosso corpo.

A nossa microbiota intestinal é dividida em dois tipos: a permanente que são os micro-organismos que estão conectados à mucosa e possui vários que são fixos e de proliferação ágil e estão melhor adaptadas ao organismo; e a transitória que não está ligada à mucosa e dependem muito do meio e da alimentação.

O que pode causar o desequilíbrio na flora intestinal?

Manter o equilíbrio da flora intestinal é uma questão de saúde que influencia diretamente na qualidade de vida de toda pessoa. Além de prevenir infecções causadas por outros micro-organismos, auxilia no equilíbrio do ph intestinal, na produção de enzimas que ajudam no processo digestivo e ainda na regularização de proteínas importantes para o nosso corpo.

Quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal isso pode facilitar o aparecimento de algumas enfermidades mais complexas, tais como:

– Síndrome do Intestino Irritável (SII);

– Colite Ulcerativa;

– Doença Inflamatória Intestinal.

Vale ressaltar que os distúrbios causados pelo desequilíbrio na flora intestinal atingem não somente essa parte do corpo, mas vários processos deste. Alguns fatores que podem influenciar no desequilíbrio intestinal são:

– Não mastigar bem os alimentos;

– Quando fazemos uso de antibióticos;

– Quando tomamos líquidos ao mesmo tempo em que comemos;

– Alimentação pobre em fibras.

Como conseguir o equilíbrio da flora intestinal através da alimentação

A alimentação é um fator primordial para o bom andamento do sistema digestivo, e, consequentemente, da flora intestinal. Para recuperar o equilíbrio ou prevenir o desequilíbrio é necessário mudanças em hábitos alimentares, com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

São dois tipos de alimentos que podem ajudar:

– Prebióticos: é o caso das fibras vegetais que não são digeridas pelo nosso organismo. Estudos comprovam que os prebióticos são essenciais para fortalecer a imunidade e para o bom funcionamento do trato intestinal;

-Probióticos: são bactérias vivas comuns em alguns alimentos que tiveram um processo de fermentação natural.

Alguns alimentos ricos em fibras vegetais e probióticos:

– Ameixa fresca ou seca;

– Laranja com o bagaço;

– Pera com a casca;

– Cebola;

– Alface;

– Batata-Doce;

– Abóbora;

– Beterraba;

– Iogurtes com probióticos.

É importante associar aos hábitos alimentares saudáveis práticas que vão contribuir para o bom funcionamento do seu organismo como um todo. A prática de atividades físicas e a adequada ingestão de água podem fazer com que você se previna de muitas enfermidades que possam surgir.

O que você faz para ter uma alimentação saudável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.