Os perigos de uma vida sedentária

Tempo de leitura: 2 minutos

Caracterizada pela falta de hábitos saudáveis de atividades físicas, uma vida sedentária é um dos grandes perigos que assolam os dias atuais. A acomodação fortifica os hábitos nada saudáveis e agrava inúmeros problemas de saúde

Uma rotina sedentária pode ser mais atrativa em um primeiro momento, porém, a eliminação de todos esses hábitos negativos proporcionam uma boa saúde física e mental. Continue a leitura e descubra os perigos de uma vida sedentária.

 

A influência dos hábitos

Uma vida sedentária é criada por meio de hábitos, ou melhor, de maus hábitos. Atividades como assistir à televisão, usar o computador e o celular permanecendo sentado por muito tempo fazem com que as pessoas se habituem à situação, prejudicando, assim, a sua saúde.

 

Mudando de hábitos

Para deixar de lado a vida sedentária e evitar todos os perigos causados por ela, é recomendável que a pessoa:

  • Reconheça as suas péssimas atitudes;
  • Queira mudar de hábitos;
  • Troque o elevador pela escada;
  • Substitua o carro por passeios de bicicleta;
  • Pratique, no mínimo, três dias de atividades físicas durante a semana.

 

De acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, torna-se necessário a realização de mais de 60 minutos de exercícios aeróbicos diários para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos; para adultos de 18 a 64 anos, 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana; para os idosos com 65 anos ou mais, a recomendação também é de 150 minutos de atividade física aeróbica moderada.

 

O que é atividade aeróbica? Quais são os seus benefícios?

Atividades aeróbicas são representadas por dança, natação, hidroginástica, caminhada, patinação, corrida, boxe ou pular corda, por exemplo.

A prática dessas atividades diminui os riscos de obesidade, colesterol, diabetes, dores nas costas, problemas cardiológicos, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, entre outras.

O abandono de uma vida sedentária proporciona uma boa saúde e eleva a autoestima da pessoa.

A transformação de hábitos sedentários em hábitos saudáveis pode ser um pouco mais difícil para quem está adaptado a uma vida inerte. Para começar, é preciso querer ter uma vida saudável, livre dos riscos de inúmeras complicações como as doenças que foram explicitadas acima.

Depois do entendimento dos benefícios da prática de atividades físicas como andar, correr, nadar, caminhar, dançar, jogar futebol, entre outras, deve-se consultar um médico e um educador físico para a realização de exames de saúde e para a elaboração da quantidade e duração dos exercícios físicos.

Após todos os passos acima, chegou a hora de se mexer. Começar aos poucos e aumentar gradativamente as atividades é a melhor maneira de manter a disposição.

 

Você quer ter uma vida mais saudável? Repense seus hábitos, mude suas atitudes e deixe sua opinião sobre o texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.