O que você precisa saber sobre o hipotireoidismo

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é o Hipotireoidismo? 

Hipotireoidismo é um distúrbio na glândula tireoide, que provoca a queda na produção dos hormônios produzidos por ela, que são: T4 e T3. Esses hormônios são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois estimulam o metabolismo e vários outros processos no corpo.  

Apesar de poder acometer ambos os sexos, é mais comum em mulheres, com o risco aumentando juntamente com a idade. E também, pode se manifestar em recém-nascidos que é quando essa disfunção é chamada de hipotireoidismo congênito. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM orienta que mulheres a partir dos 40 anos, em especial, sempre estarem fazendo o autoexame da tireoide como método preventivo.  

O que pode causar o hipotireoidismo? 

As causas principais que levam a um quadro de hipotireoidismo são: quando a pessoa apresenta uma inflamação chamada de Tireoidite de Hashimoto caracterizada por uma disfunção autoimune que diminui as funções da tireoide. E outra causa pode ser a carência ou excesso de iodo no organismo.   

Os sintomas do hipotireoidismo são muitos, dentre eles se destacam:  

-Fadiga; 

-Falta de iniciativa ou disposição; 

-Excesso de peso; 

-Intolerância ao frio; 

-Ressecamento da pele; 

-Queda de cabelo; 

-Infertilidade; 

-Depressão. 

Todos esses sintomas podem indicar que a pessoa está com problemas na tireoide e precisa de cuidados especiais, porém, nem sempre todos esses se apresentam de uma vez só. Por isso a importância de realizar regularmente exames para determinar se a tireoide está em pleno funcionamento ou não. 

Um simples exame de sangue pode diagnosticar as disfunções na tireoide, onde é feita a dosagem do TSH, que é o hormônio estimulante da glândula. Esse exame deve ser repetido regularmente após os 40 anos de idade. 

O tratamento para o hipotireoidismo se dá com medicação, que contém os hormônios da tireoide sob a forma de comprimido. O medicamento sintético geralmente utilizado é a levotiroxina, que é idêntico ao T4 produzido pela tireoide.  

E você? Qual a última vez que fez um check-up completo da sua saúde?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.