O Que você pode fazer para controlar suas taxas de colesterol?

Tempo de leitura: 2 minutos

 O que é o colesterol? 

Primeiramente é importante desmistificar a ideia de que o colesterol é um vilão e que só traz malefícios para o nosso organismo. Apesar de ser considerado como uma gordura, o colesterol na verdade é um álcool complexo que é essencial ao funcionamento do organismo. Ele é parte fundamental para a atividade de células dos nervos, do cérebro, músculos, coração dentre muitas outras. 

Além disso, o colesterol é importantíssimo para a formação de vitamina D e ácidos biliares. Esse lipídio é produzido principalmente pelo fígado e intestino, mas também é adquirido por meio da nossa alimentação.  

Por ser um tipo de gordura e como tal não poder ser dissolvida em água, o seu transporte depende de duas lipoproteínas que possuem densidades diferentes que é o chamado “colesterol ruim” ou LDL e o “colesterol bom” ou HDL. 

O maior perigo, na verdade, está nas taxas de colesterol ruim que o seu corpo possui, pois, esse sim pode causar problemas cardíacos e AVC. Isso acontece porque o LDL transporta o colesterol produzido no fígado para os tecidos do corpo e isso pode causar o acúmulo e comprometimento das paredes das artérias. 

O que você pode fazer para evitar altas taxas de colesterol ruim? 

Algumas atitudes simples podem ajudar você a manter a sua saúde protegida do colesterol ruim. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia diz que cerca de 30% do nosso colesterol vem da nossa alimentação, o que já influencia muito nas taxas. 

Alguns outros fatores de risco podem intensificar os malefícios do colesterol ruim alto, por exemplo, o fumo, a obesidade (apesar de que uma pessoa magra também pode ter altas taxas de colesterol), hipertensão, taxa de glicemia alta. Por isso, a importância de adotar hábitos saudáveis de vida.  

Alguns desses hábitos são: 

Alimentação adequada e balanceada: recomenda-se que para isso você faça um acompanhamento nutricional especializado e monte um plano alimentar personalizado para você. 

Faça uma atividade física: atividades físicas são recomendadas para controlar o peso, e também contribui para a redução do colesterol ruim e aumento do bom. 

– Não fume: o cigarro é fator de risco para uma série de doenças, inclusive pode também influenciar nas suas taxas de colesterol negativamente. 

Tenha regularidade em visitar o médico e medir as suas taxas, isso pode facilitar a análise de onde você está bem e onde pode melhorar. 

E você, como tem cuidado da sua saúde? Como estão as suas taxas de colesterol?