O que são os triglicerídeos e como seus níveis afetam a saúde?

Tempo de leitura: 2 minutos

Afinal de contas, o que são os triglicérides?

O nome é muito conhecido, mas o que de fato é e como afetam sua saúde, não! Estamos falando dos triglicerídeos ou triglicérides, e o exame que mede as taxas deles é comum; se você já fez hemograma, provavelmente também já ouviu falar desse nome. Mas vamos entender agora o que são.

Os triglicerídeos, na verdade, devem estar presentes em todos os indivíduos, pois é um tipo de gordura presente no sangue muito importante para o corpo ter energia, principalmente, quando o organismo passa longos períodos sem alimentação. Os triglicérides são bastante influenciados pela nossa alimentação, sendo produzidos pelo fígado e armazenados para quando o organismo necessitar de energia.

São armazenados nas nossas células de gorduras, e, quando o organismo precisa de energia, os triglicérides são liberados para a produção desta. Quando esse processo funciona de forma equilibrada entre as calorias que são gastas e as que são produzidas e adquiridas, não há problemas. Mas, o desequilíbrio pode trazer danos à saúde. Vamos entender agora quais são eles.

Como os triglicérides afetam sua saúde?

A taxa que pode estar presente no sangue de triglicerídeos para ser considerado normal deve ser menos que 150 miligramas por decilitro de sangue. Acima desse valor, a taxa pode ser considerada alterada indo até muito elevada, o que é um perigo para a saúde. O nome dado ao excesso de triglicerídeos presentes no sangue é hipertrigliceridemia, e é muito importante o acompanhamento frequente dessas taxas para o cuidado com a saúde.

São muitos os motivos que podem provocar o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue. Dentre eles estão:

-Genética;

-Obesidade;

-Falta de alimentação saudável;

-Diabetes tipo2;

-Hipotireoidismo;

-Hábitos de vida não saudáveis (fumo, álcool).

Alguns dos riscos que os níveis altos de triglicerídeos podem trazer para seu organismo são:

-Doenças Cardiovasculares;

-Esteatose Hepática (ou, popularmente, gordura no fígado);

-Pancreatite aguda.

Como manter o equilíbrio nas taxas de triglicerídeos?

Algumas coisas podem ser feitas para manter suas taxas de triglicerídeos equilibradas, e, consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida. Algumas são:

-Alimentação saudável, evitando produtos industrializados;

-Praticar atividades físicas;

-Evitar o açúcar;

-Evite o fumo e o álcool em excesso;

Para ter orientações mais específicas no seu caso, o seu médico deverá ser consultado para prescrever uma dieta nutricional e atividades físicas apropriadas para você.

Conte pra gente: Já fez seu check-up esse ano? Como anda os seus níveis de triglicerídeos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.