Novembro Azul e a saúde do homem

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O Novembro Azul é uma iniciativa e realização do Instituto Lado a Lado pela Vida que, pelo quarto ano consecutivo, promove ações em todo o Brasil com o intuito de orientar a população masculina a cuidar da saúde e procurar o médico com mais frequência.

 

Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata, o Dr. Giuliano Aita, médico urologista da clínica Uroclin, lembra que o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde, no seu sentido mais amplo. “O homem não é só a próstata. Falar sobre a saúde deles envolve tudo, por isso a prevenção pode começar desde cedo. Visto que o homem tem a maior taxa de mortalidade em todas as idades”, afirmou.

 

medico-giuliano-aita
Dr. Giuliano Aita, médico urologista

 

Especificamente sobre ao câncer de próstata, o Dr. Giuliano afirma que o preconceito ainda é uma realidade e dá um recado aos homens acima dos 50 anos, idade a partir da qual é recomendada a realização de exames preventivos. “O exame de toque retal dura menos de 15 segundos e pode salvar uma vida. Então, homens, deixem esse receio de lado”, reforça.

 

Confira algumas perguntas respondidas pelo médico urologista.

 

O que causa o câncer de próstata?

Existem fatores de risco, mas não há causa. Obesidade, sedentarismo e genética são alguns deles.

 

O câncer de próstata pode ser prevenido?

Não existe maneira de se prevenir, mas o diagnóstico precoce é super importante. Estudos mostram que há menor incidência em pessoas que ingerem menos gordura animal, mais produtos vegetais e praticam atividades físicas.

 

Se na família houver casos de câncer de próstata, corro risco de desenvolver a doença

Sim, caso o parente que teve ou tem câncer seja de primeiro grau.

 

Vasectomia causa câncer de próstata?

Não, de maneira alguma. Apenas mais um mito.

 

Homens jovens podem ter câncer de próstata?

Pode acontecer sim, mas casos em homens antes dos 50 são excepcionais. Dois terços dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos.

 

Com que idade recomenda-se iniciar exames de prevenção do câncer de próstata?

Aos 45 anos para pessoas de raça negra, ou com antecedentes. E 50 anos para demais raças ou que não tem antecedentes.

 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

É importante ressaltar que o câncer de próstata na sua fase inicial não apresenta sintoma algum. Já numa fase avançada ocorre o crescimento da próstata, sangramento na urina, dificuldade no controle urinário, dores pélvicas e insuficiência renal.

 

O câncer de próstata tem cura? Quais são as chances de cura para um paciente com câncer de próstata?

A chance é de 90% quando diagnosticado logo. Mas numa fase avançada não há possibilidade de cura, apenas de controle do câncer.

 

“Convido todos os homens a aumentar o carinho por sua vida e saúde, por assumir um estilo de vida mais saudável, procurar o médico regularmente e fazer exames de rotina com mais frequência. As mulheres, por sua vez, possuem um papel muito importante neste âmbito, ajudando na desconstrução de alguns preconceitos que os homens têm, e incentivando-os a cuidar melhor da saúde”, conclui o urologista.

 

O Dr. Giuliano Aita atende na Clínica Uroclin – Rua Desembargador Pires de Castro, 186. Telefone para contato (86) 3223-3223.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.