Mitos e Verdades sobre a hipertensão!

Tempo de leitura: 2 minutos

Mitos e Verdades sobre a Hipertensão Arterial! 

 

Você tem ou conhece alguém que tenha pressão alta? Na verdade, a doença é muito comum e atinge cerca de 25% da população brasileira. A hipertensão ocorre quando a pressão sanguínea, que é feita devido ao bombeamento do coração nas paredes das artérias, se eleva. 

 

A doença pode causar vários outros problemas como: cardíacos, insuficiência renal, AVC, dentre muitos outros. Por isso, é importante conhecer os fatores de risco e como se prevenir para que você possa evitar o problema. 

 

Vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre a hipertensão? 

 

– Mito X Verdade: Ao cortar o sal da alimentação você já está protegido contra a hipertensão? 

Mito! Pessoas hipertensas realmente precisam controlar a ingestão de sal na alimentação. No entanto, não é só isso! Várias outras mudanças nos hábitos são fundamentais para que haja o controle e prevenção contra o problema. O sódio, muito comum em alimentos industrializados e enlatados, também é um grande fator de risco que precisa ser controlado. 

 

– Mito X Verdade: Quem tem pressão alta não pode fazer atividade física, pois pode elevar ainda mais a pressão? 

Mito! Pelo contrário, as atividades físicas ajudam no controle não só da hipertensão, como também de outros problemas de saúde. O importante é que você tenha sempre supervisão de um profissional e faça os exercícios adequados para você. 

 

– Mito X Verdade: Pessoas afrodescendentes tem mais probabilidade de ter hipertensão? 

Verdade! Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão arterial atinge de forma mais elevada a população negra, assim como também a sua gravidade. Por isso, é importante manter bons hábitos de vida para prevenir o surgimento da doença. 

 

– Mito X Verdade: A hipertenção é uma doença silenciosa? 

Verdade! Em grande parte das vezes a hipertensão não apresenta sintomas e pode pegar a pessoa de surpresa. Em alguns poucos casos ela apresenta sintomas como tonturas, dor no peito, dores de cabeça, dentre muitos outros. É importante estar sempre em dias com a sua rotina médica para o diagnóstico preciso. 

 

Mito X Verdade: A pessoa pode ter a pressão elevada por estar na presença do médico? 

Verdade! Essa hipertensão é conhecida como Hipertensão do Jaleco Branco. O paciente, ao estar na presença do médico ou outro profissional da saúde, fica ansioso provocando uma situação de estresse, fazendo com que a pressão suba.  

 

O que você pode fazer para prevenir a hipertensão? 

Adote hábitos saudáveis para a sua vida! Dentre eles a prática de atividades físicas, alimentação balanceada, controle do estresse e ansiedade, monitoramento da sua saúde com a ajuda médica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.