Métodos para a criança superar o medo de fazer um exame

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas vezes, a ida a uma clínica ou laboratório pode ser uma tarefa difícil, pois alguns pais precisam lidar com o medo das crianças. Essa sensação é normal, pois até mesmo alguns adultos a tem e com alguns passos simples é possível superá-la.

No entanto, quando há um exagero, é necessário procurar ajuda. Saiba, através desta leitura, o que fazer para ajudar uma criança a superar o medo de fazer um exame.

 

Converse com a criança

Enganar a criança com falsas informações sobre o local ou sobre o desconhecimento do que será feito só prejudica o pavor sentido por ela. Explicar que a criança irá a um laboratório ou clínica para realizar um exame que tem a finalidade de beneficiar a saúde dela, auxilia o entendimento sobre os benefícios do procedimento a ser realizado e diminui possíveis sintomas de ansiedade.

Os pais devem compreender que as crianças podem ter medo de fazer um exame, por isso é necessário conversar sobre o procedimento explicando que, ao longo da vida, é necessário submeter-se a essas situações torna claro, na mente dela, os benefícios da situação, apesar da dor provocada.

Os pais também, desde cedo, devem estimular seus filhos a não ter pânico de situações hospitalares e levá-los, quando possível, para observar a realização de exames de sangue, por exemplo. Quando a criança enxerga o adulto realizando um exame, fica mais fácil a compreensão sobre a importância do procedimento.

 

Procure um laboratório com espaço lúdico

Transformar o ambiente médico em um espaço de brincadeira é uma excelente maneira de fazer com que a criança perca o medo de agulha ou de toda situação envolvida.

 

O bem-estar infantil está sendo um item considerado por laboratórios que se dedicam a oferecer um ambiente mais amigável e comum à rotina das crianças. Alguns deles investem em:

  • miniaturas de aparelhos médicos para as crianças poderem brincar antes da realização dos exames;
  • profissionais que façam atividades educativas e lúdicas com as crianças antes da realização dos exames;
  • pessoas caracterizadas de animais, heróis ou fadas, por exemplo;
  • premiações;
  • diversas maneiras de tornar mais agradável a situação.

Essa preocupação em fazer com que a criança supere o medo de fazer um exame está na concepção do Biokids, laboratório infantil do Bionálise.

 

Para levar ao laboratório um caráter de recreação, o Biokids conta com uma equipe caracterizada com roupas alegres e não com o tradicional vestuário branco ou jalecos comuns aos profissionais da saúde. Além disso, há poltronas em forma de animais, cadeiras e mesas pequenas, livros infantis e lápis de cor para fazer desenhos. O espaço se assemelha a uma biblioteca e proporciona nas crianças a sensação de divertimento.

 

Com essas técnicas, as crianças não veem o ambiente médico como um local que proporciona choro e medo, pelo contrário, a criança se diverte antes de fazer o exame e vê todo o procedimento como parte de uma brincadeira.

 

Procure ajuda

Quando, apesar dos esforços dos pais e da equipe médica, a criança tem crises de ansiedade e se assusta ao ouvir algo relacionado a exames, é hora de procurar ajuda, seja com outros pais que também passaram por essa situação ou com psicólogos ou outros profissionais especializados.

Sentir medo é normal, mas esse medo não pode atrapalhar a realização dos exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.