Como melhorar a alimentação do meu filho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Seu filho chora no momento das refeições? Ele reluta para comer alguns alimentos? A maioria dos pais já passou ou enfrenta esse tipo de dificuldade.

Veja agora o que você pode fazer para criar no seu filho um hábito alimentar saudável.

 

Convide a criança para preparar seu alimento

Uma estratégia bem divertida para estimular na criança o ânimo para uma alimentação saudável consiste em pedir sua ajuda e convidá-la para preparar a sua refeição. No entanto, deve-se ficar atento durante o manuseio de objetos cortantes ou panelas quentes, por exemplo.

Chame a criança e pergunte qual refeição ela deseja, em seguida, pergunte quais alimentos serão utilizados e a quantidade necessária de cada um deles. Além disso, deixe a criança se sentir útil durante todo o preparo da refeição. Explique à criança a importância de cada alimento, dizendo como eles podem ser preparados, assim a criança já aprende algumas receitas.

Com toda essa participação, a criança ficará animada para provar a comida que ela ajudou a fazer.

 

Crie pratos divertidos

A comida precisa ser apreciada pela criança. Como fazer isso? Criando pratos coloridos ou fazendo desenhos com os alimentos.

Ao fazer isso, o sentido da visão será estimulado e a criança ficará com vontade de comer.

Para criar pratos coloridos, os pais podem misturar beterraba, couve, cenoura, abóbora, chuchu, pepino, tomate, milho, ervilha ou qualquer outro alimento, o que vale mesmo é a diversificação.

Já os desenhos podem ser feitos na forma de sol, casa, flor, árvore, sol, rostos, letras do alfabeto e o que mais a sua imaginação criar.

É importante que o prato da criança seja feito com pequenas porções de alimentos, oportunizando que a comida seja toda ingerida.

 

Leve a criança para escolher os alimentos

Levar as crianças para comprar e escolher os alimentos pode se transformar em uma grande diversão. Os alimentos podem ser escolhidos após a degustação de uma pequena porção. Assim, a própria criança terá o poder de decisão.

 

Seja um exemplo

Não basta seguir as recomendações acima e possuir uma alimentação que não seja modelo a ser seguido pela criança. Os pais precisam mostrar o valor de uma alimentação saudável por meio de suas próprias atitudes.

 

Diversifique

Para ter uma alimentação rica em carboidratos, verduras, legumes, proteínas, cálcio, vitamina D, ferro e outros nutrientes importantes ao desenvolvimento da criança, é necessário diversificar os pratos diariamente.

O cardápio pode incluir sopas, arroz com milho, arroz com cenoura, arroz com abóbora, suco de couve, folhas de rúcula na salada, petiscos de batata assada com azeite ou petiscos de pepino e tomate.

 

Mostre o valor da alimentação

Mostre à criança que uma alimentação saudável é imprescindível para o seu bom crescimento, os pais também precisam ensinar à criança o valor que a união da família em torno da mesa representa para o fortalecimento dos vínculos familiares. Para isso é necessário tornar a refeição um momento prazeroso, evitando discussões e o uso de celulares.

Cabe ressaltar que forçar a criança a comer algum alimento não estimula nela o desejo de continuar ingerindo-o.

 

Crie o hábito

Um hábito é criado após repetições, então:

  • Estabeleça horário para as refeições;
  • Não ofereça prêmios quando a criança comer toda a refeição;
  • Não diga que ela será punida ou ficará doente, caso não coma tudo.

 

É preciso seguir uma alimentação saudável desde cedo, e, apesar das dificuldades que alguns pais enfrentam para estabelecer essa rotina alimentar dentro de suas casas, é possível implantar, aos poucos, o hábito alimentar benéfico à saúde das crianças.

A receita para melhorar a alimentação do seu filho é simples: grandes porções diárias de paciência, dedicação e muito carinho!

 

Você tem alguma receita saudável para dividir com outros pais? Deixe-a nos comentários!

Aproveite e compartilhe o texto com seus amigos que também enfrentam problemas para melhorar a alimentação dos seus filhos.

4 Comentários

  1. Vivianna da silva meloV

    Meu filho só de olhar a comida já chora , nem chega a experimentar a comida e diz que é ruim.Não sei mas o que fazer

    Responder

  2. Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.

    Responder

  3. oi gente
    muito interessante esse site, gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo.Foi muito útil para mim
    Obrigada 😉

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.