Medição da creatinina: essencial para avaliar a saúde dos rins.

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é a creatinina? 

 

A creatinina é uma substância resultante do processo de metabolismo dos músculos e está sendo constantemente excretada pelo nosso organismo. 

A substância ao ser filtrada pelos rins e ser expelida pela urina em uma constância relativa, alterações de sua concentração na corrente sanguínea podem indicar que algo aconteceu com os rins. 

Mas, na verdade, qual é a função dos rins? Esses órgãos tão importantes para o nosso corpo atuam como filtros, ou seja, são responsáveis pela limpeza do sangue e tem como funções principais: 

– Eliminar toxinas; 

– Ajuda a controlar a hipertensão arterial; 

– Produz hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea; 

– Controle químico e de líquidos do corpo. 

Problemas que atingem os rins podem trazer muitos sintomas desagradáveis, com a possibilidade, em alguns casos, de danos irreversíveis. 

 

O que a creatinina tem a ver com cuidados preventivos? 

 

Sim, tem como você se prevenir de problemas renais! Um dos meios principais de fazer isso é por conhecer os fatores de risco das doenças e cuidar para que não apareçam ou se já tiver que estejam controlados.  

Os principais fatores de risco das doenças renais são: 

– Diabetes; 

-Hipertensão; 

-Obesidade; 

-Fumo; 

-Uso de medicações nefrotóxicas. 

Alguns dos problemas renais surgem de forma silenciosa, por isso a importância de realizar frequentemente, pelo menos uma vez ao ano, exames laboratoriais para a dosagem de creatinina no sangue. 

Não descuide da saúde dos seus rins, esteja sempre em dias com seus exames e consultas médicas! 

E você com qual frequência faz check-ups da sua saúde?