Guia de exames da gestante

Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidar da sua própria saúde e da saúde do filho que ainda vai nascer é um ato de carinho de todas as mulheres que passam por essa fase especial da vida.

Fizemos uma lista com os exames ou testes que devem ser feitos, e vacinas que devem ser tomadas durante o período gestacional. Baseamo-nos nas orientações apresentadas pela Caderneta da Gestante, elaborada pelo Ministério da Saúde, para a enumeração de alguns dos exames aqui apresentados.

Confira o nosso guia!

 

Eletroforese de Hemoglobina = serve para a identificação da doença falciforme.

Exame de urina e urocultura = serve para a identificação de infecção urinária. O exame é feito por meio da coleta de urina.

Glicemia = o teste mede os índices de açúcar no sangue. O risco de diabetes pode estar presente caso o índice glicêmico esteja elevado.

Hemograma = o teste serve para a identificação de anemia, infecção e modificações nas plaquetas. Ele é realizado por meio da coleta de sangue.

Testes de HIV = os testes servem para a identificação do vírus causador da AIDS. As chances de transmissão da AIDS ao bebê diminuem quando a doença é tratada durante a gravidez.

Teste de malária = todas as gestantes da região amazônica devem realizar o teste da malária.

Teste de rubéola = serve para a identificação da rubéola, doença que pode gerar malformações no bebê.

Teste de sífilis ou VDRL = serve para a identificação da sífilis, doença que oferece risco de aborto ou transmissão da doença ao bebê durante a gravidez.

Teste de toxoplasmose = o teste serve para a identificação de infecção causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii. Esse protozoário pode causar cegueira, hidrocefalia ou até a morte do bebê.

Testes para hepatite B (HBsAg) = o teste serve para a identificação do vírus da hepatite B.

Teste para hepatite C = serve para a identificação do vírus da hepatite C.

Tipagem sanguínea e fator Rh = Serve para a identificação do tipo de sangue. O fator Rh merece atenção, caso a gestante tenha Rh negativo e o pai Rh positivo, a mulher deve fazer o exame Coombs Indireto durante o pré-natal. Se o bebê nascer com fator Rh positivo, a mulher precisará tomar uma vacina no prazo de até 3 dias após o parto, a vacina evitará complicações na próxima gestação. Os exames são realizados por meio da coleta de sangue.

Ultrassom = serve para o monitoramento da saúde do bebê, identificação de síndromes cromossômicas e o sexo do bebê.

Vacina contra a gripe (influenza) = as gestantes devem ser vacinadas durante a campanha de vacinação.

 

Além dos exames apresentados na lista acima, outros exames específicos ainda são recomendados. Ressaltamos a necessidade de uma consulta médica para o esclarecimento de todos os exames de pré-natal.

Ao realizar alguns dos exames obrigatórios do pré-natal, o Laboratório Bionálise também se faz presente nesse momento mágico da vida de toda mulher.

Para mais informações sobre a realização de exames, consulte nossas unidades, ou entre em contato por meio de nossos telefones ou redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *