Entenda o que é e para que serve o exame de ácido úrico

Tempo de leitura: 3 minutos

O exame de ácido úrico, que pode ser feito tanto pela análise de sangue quanto pela análise de urina, é realizado para a identificação das taxas de ácido úrico no organismo. Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é o exame e quais as consequências da elevação do ácido úrico no organismo.

 

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é produzido pelo organismo por meio da quebra da proteína chamada purina. O ácido úrico produzido pela purina é filtrado pelos rins e eliminado pela urina, em menor quantidade pelas fezes e também mantido no sangue.

É mais comum a alteração no ácido úrico por causa do excesso do ácido e não de sua diminuição que pode estar relacionada a doenças renais, hepáticas ou influência medicamentosa. A quantidade elevada de ácido úrico é chamada de hiperuricemia e pode ocasionar a:

  • Gota (acúmulo e cristalização do ácido úrico) = a doença provoca inchaços, inflamações e dores nas articulações (joelhos, tornozelos, dedos e calcanhares). Sendo mais frequente em homens adultos, a gota pode surgir nas mulheres após o início da menopausa.

 

O que os níveis elevados de ácido úrico podem provocar no organismo?

Problemas nos rins, como insuficiência renal, cálculos renais, problemas cardiovasculares, vermelhidão, gota ou dores nas articulações estão associados como consequências de altas taxas de ácido úrico no organismo humano. Por outro lado, os níveis baixos de ácido úrico podem ser causados pela síndrome de Fanconi ou pela doença de Wilson.

Cabe ressaltar que tratamentos radioterápicos, quimioterápicos, medicamentosos e até a ingestão de determinados alimentos podem elevar os índices de ácido úrico no organismo. Os valores de referência do ácido úrico, tanto na urina quanto no sangue, variam em cada laboratório.

 

Avaliar a quantidade de ácido úrico

O exame de ácido úrico pode ocorrer pela avaliação da urina ou do sangue, o exame é útil para a identificação dos níveis do ácido, verificando, assim, a presença de gota ou a eficácia do tratamento. É importante informar ao seu médico se você está tomando algum remédio, pois algumas medicações podem aumentar ou reduzir os valores detectados de ácido úrico no organismo.

 

Alguns alimentos que contêm purina

A purina está presente em diversos elementos, por isso é necessário seguir uma dieta com a eliminação deles ou o controle, quando a sua taxa de ácido úrico estiver controlada de:

  • Frutos do mar;
  • Cogumelos;
  • Sardinhas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes vermelhas;
  • Miúdos (como rins e fígado);
  • Feijão;

 

Tratamento

Modificar a dieta, realizar exames físicos, evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas fazem parte do tratamento de gota e do controle do ácido úrico. O tratamento medicamentoso inclui o uso de anti-inflamatórios, para a diminuição da dor, e remédios próprios para a diminuição do ácido como o alopurinol. Além dessas recomendações, é extremamente importante que o paciente ingira bastante água, para manter a sua hidratação e evitar futuras complicações renais.

Você já realizou exame de sangue ou de urina 24h para saber os seus níveis de ácido úrico? Cuide-se e tenha uma vida bem mais saudável e feliz!

 

Precisa de um laboratório médico para a realização do seu exame de ácido úrico? Entre em contato conosco pelo Whatsapp (86 99500-9579) e tenha mais informações sobre o seu exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.