Em que um hemograma pode ajudar a sua saúde?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é um hemograma? 

 

Quem nunca foi ao consultório médico e recebeu a requisição para realizar um hemograma? Esse exame, bastante comum, é muito importante para avaliar a nossa saúde de forma geral. Através de uma pequena quantidade de sangue coletada é possível detectar sinais de problemas na saúde. 

 

De forma geral, o hemograma avalia quantitativa e qualitativamente os glóbulos vermelhos (que são as células responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes para o corpo e possuem pigmentação vermelha por causa da hemoglobina); os glóbulos brancos (células responsáveis pelo sistema imunológico do organismo) e plaquetas (células que ajudam na coagulação do sangue). 

 

Apesar do hemograma ser muito solicitado como exame de rotina, ele também pode ser requisitado quando há a presença de sintomas que podem indicar algum problema funcional, como: fraqueza, cansaço, sangramentos, manchas roxas na pele. 

 

Alguns problemas que ele pode sinalizar a presença são anemia, hemorragias, leucemia e outras doenças do sangue. O hemograma também é essencial para o pré-operatório para o médico avaliar se a saúde do paciente está apta a passar pelo procedimento. 

 

Alguns questionamentos são comuns quando o assunto é exames de sangue no Bioanálise, por isso, vamos esclarecer aqui algumas dúvidas frequentes: 

 

– Vocês fazem o exame de sangue completo? 

Com a amostra do sangue podemos realizar numerosas análises. Desta forma é importante o cliente informar qual o exame desejado ou apresentar a solicitação médica no laboratório. 

 

– O que é preciso para fazer um exame de sangue? 

Vir a uma de nossas unidades com a solicitação médica, um documento válido com foto e a carteira do convênio atualizada(caso possua convênio); 

Estar em jejum de no mínimo oito horas. 

Se o médico tiver solicitado, por exemplo, o exame TRIGLICÉRIDES, o jejum mínimo é de 12 horas. Ou seja, o jejum varia de acordo com o exame. 

 

– E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? 

Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco. 

 

– Exame de sangue tem que ser sempre em jejum? 

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. 

 

Venha fazer os seus exames com a gente. Agilize o seu atendimento pelo nosso WhatsApp (86) 99500-9579. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *