Como a hipertensão pode afetar a sua saúde? Descubra agora.

Tempo de leitura: 2 minutos

 O que causa a pressão alta? 

A pressão alta se caracteriza pelo aumento, de forma frequente, da pressão arterial, estando maior ou igual do que 14 por 9 em grande parte do tempo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH existem vários motivos para a elevação da pressão, sendo que o principal é devido à contração dos vasos onde o sangue circula.  

A hipertensão já é caracterizada como uma doença comum, pois atinge cerca de 30% da população adulta, sendo essa  quantidade duplicada para os idosos. A medição da pressão arterial se dá através de um aparelho chamado esfigmomanômetro que possui uma braçadeira juntamente com o entetoscópio onde se escuta os batimentos cardíacos.  

Vários fatores podem estar ligados à hipertensão, muitas vezes não é possível saber com precisão o fator determinante para a doença. Algumas das causas, de acordo com a SBH, são:  

-Hereditariedade. 

-Idade. 

-Raça, pessoas negras são mais propensas a hipertensão. 

-Excesso de peso. 

-Alimentação inadequada, com excesso de sal e pouca ingestão de frutas e verduras. 

-Sedentarismo. 

-Hábitos não saudáveis, como fumar e bebidas alcoólicas em excesso. 

A hipertensão geralmente não apresenta sintomas, surge de forma silenciosa. Porém, quando se manifesta de maneira grave e por um longo período de tempo, pode provocar dores de cabeça, vômitos, falta de ar, visão borrada e agitação.  

Como prevenir a hipertensão? 

Apesar de não ter cura para a hipertensão, o tratamento ajuda no controle da doença e oferece ao paciente uma convivência tranquila com o problema. O tratamento é medicamentoso e deve estar associado a hábitos de vida saudável. Essa é a grande chave tanto para o tratamento como a prevenção da doença: ter uma vida saudável.  

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia destaca que apesar de se constituir como uma doença decorrente de disfunção genética, os hábitos de vida inadequados podem ser determinantes para o surgimento da pressão alta. Por isso, algumas dicas de como se prevenir são: 

-Pratique atividades físicas. 

-Evite alimentos muito gordurosos. 

-Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso 

-Tente ficar o mais tranquilo possível, sem estresse. 

Todas essas dicas podem ajudar você a viver melhor e aproveitar o melhor da vida! Esteja sempre em dias com a sua saúde e não descuide. Conta pra gente, como anda a sua pressão? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.