Algumas das suas principais dúvidas sobre exames estão respondidas em nosso blog!

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça mais sobre nossos exames laboratoriais! 

 

Antes de tudo, é importante salientar sobre a importância que os exames laboratoriais possuem em nossa vida. Esses exames são essenciais para avaliarmos vários aspectos da nossa saúde. 

 

Na verdade, os exames laboratoriais são inúmeros, os mais solicitados são os que conseguem repassar um panorama geral da saúde, por exemplo, hemograma, fezes e urina. No entanto, existe uma infinidade de exames para propósitos diferentes. 

 

através deles é possível ter diagnósticos de doenças ou indícios de que problemas mais graves de saúde possam estar presentes.  

 

Mas, sempre que precisamos fazer exames laboratoriais, várias dúvidas surgem, por exemplo, com relação a jejum, agendamentos, coleta de urina, documentos necessários, dentre outros assuntos importantes. 

 

Algumas dessas informações são importantíssimas e precisam ser repassadas, pois podem até mesmo influenciar nos resultados dos exames. Vamos a algumas das principais dúvidas sobre nossos exames laboratoriais? 

 

– É possível realizar exames de sangue sem o pedido médico? 

Sim, nos casos em que o atendimento é particular. Para isso você deve apresentar no ato do seu atendimento um documento válido com foto e preencher um formulário próprio para este fim. 

 

– O que é preciso para o exame de sangue? E o tempo de jejum? 

É preciso que você esteja com jejum de no mínimo oito horas. Venha a uma de nossas unidades com a solicitação médica, um documento válido com foto e a carteira do convênio atualizada (caso possua convênio). Nos casos em que o médico tiver solicitado, por exemplo, o exame TRIGLICÉRIDES, o jejum mínimo é de 12 horas. Ou seja, o jejum varia de acordo com o exame. 

 

– Exame de sangue tem que ser sempre em jejum? 

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. 

 

– Qual prazo para recebimento dos resultados dos exames? 

Vai depender do horário da coleta da amostra e do exame que está sendo solicitado. Normalmente se coleta a amostra em um dia e o resultado está disponível no dia seguinte. Mas, também pode haver variações nesse prazo dependendo do tipo de exame. 

 

– Todos os exames são cobertos pelos convênios? 

Não. Nem todos os exames possuem cobertura pelo plano de saúde, por exemplo, o exame de sexagem fetal não é coberto por nenhum. O ideal é entrar em contato conosco pelo WhatsApp (86) 3215-8586 [Clique aqui e fale conosco via Whatsapp] para averiguar! 

 

– Os exames feitos em coleta domiciliar são cobertos pelos planos? 

A maioria sim! Mas, em alguns casos, dependendo do plano, é necessário ir autorizar na unidade primeiro. Apenas os exames são cobertos, a nossa taxa de deslocamento não fica a cargo do plano. 

 

– Para fazer o exame de Beta HCG é preciso estar em jejum? 

Não! Esse exame pode ser feito sem que a paciente esteja em jejum! 

 

– Todas as unidades do Bioanálise atendem crianças? Ou só o Biokids? 

Todas as nossas unidades realizam atendimentos em crianças. O Biokids é a nossa unidade especializada no atendimento infantil e oferece uma estrutura completa para a sua criança se sentir mais confortável e segura. 

 

– Como você pode saber mais sobre o exame de DNA? 

Entre em contato com a gente pelo nosso telefone (86) 3215-8585 para saber mais detalhes sobre esse exame. 

 

Essas são algumas das principais dúvidas, caso você ainda tenha alguma pergunta, entre em contato com a gente pelo nosso telefone (86) 3215-8585 ou WhatsApp  (86) 3215-8586 [Clique aqui e fale conosco via Whatsapp].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.