Como é feito o exame para o diagnóstico de intolerância a lactose?

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é a intolerância a lactose?

A intolerância a lactose é a incapacidade total ou parcial de digerir o açúcar do leite, a lactose. Esse açúcar é digerido por uma enzima chamada lactase, que nos possuidores do distúrbio, se encontra em quantidade insuficiente para quebrar o açúcar ou pode estar ausente. O problema pode se desenvolver em adultos ou crianças e pode causar sintomas desconfortáveis como:

-Diarreia

-Gases

-Inchaço

-Dor no estômago

-Náuseas

Os exames podem ajudar na precisão do diagnóstico, podendo assim ajudar na dieta após a confirmação do problema.

Como é feito o teste de intolerância a lactose?

Primeiramente, é essencial que você visite um médico, por exemplo, o gastroenterologista, que é o especialista em problemas que atingem o aparelho digestivo, e a partir da análise do quadro clínico prescreverá o exame.

O teste de intolerância a lactose consiste em:

O paciente vem em jejum para o laboratório e recebe via oral uma dose de lactose;

Após algumas horas o sangue do paciente é colhido para verificar a glicose;

Nos portadores do distúrbio, a glicose permanece sem alterações ou altera muito pouco, confirmando assim o problema.

O tratamento para a intolerância a lactose consiste em, de início, na suspensão do consumo de leite e derivados, ajudando assim no alívio dos sintomas. Posteriormente, a lactose deve ser reintroduzida aos poucos na alimentação até níveis aceitáveis pelo organismo.

Há também outra alternativa que é a lactase produzida em laboratório e que pode aliviar os sintomas que a lactase traz por “substituir” a enzima que o organismo deveria produzir. Mas é importante lembrar que você converse com o seu médico que lhe prescreverá o melhor tratamento para o seu caso!