5 Mitos e Verdades sobre exames laboratoriais!

Tempo de leitura: 2 minutos

Os exames laboratoriais e seu impacto na saúde das pessoas 

Já realizou uma bateria de exames laboratoriais? Muitas vezes esses exames são utilizados com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento de uma doença ou também pode servir como prevenção a problemas futuros. 

Não importa a idade, fazer esses exames é de fundamental importância para a saúde da pessoa. Isso porque eles podem auxiliar no diagnóstico de doenças silenciosas favorecendo o tratamento mais rápido possível. 

Para esclarecer ainda mais dúvidas e deixar profissionais e pacientes ainda mais seguros com relação à eficácia e relevância dos exames laboratoriais, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC-ML) apresenta uma relação com 10 mitos e verdades sobre exames laboratoriais, dos quais citaremos 5 mitos e 5 verdades que podem ajudar ainda mais você nos cuidados com a sua saúde. 

Alguns deles são: 

É MITO que os exames laboratoriais são responsáveis por grande parte do desperdício dos gastos na assistência à saúde. 

 

É VERDADE que os resultados de exames laboratoriais apoiam cerca de 70% das decisões médicas. 

 

É MITO que muitos exames laboratoriais quando realizados para avaliação do estado de saúde de uma pessoa aparentemente saudável, apresentam resultados normais e, portanto, desnecessários. 

 

É VERDADE que com o surgimento da medicina preventiva, os exames laboratoriais passaram a ter papel fundamental na avaliação do estado de saúde das pessoas, como também na avaliação de riscos para diversas doenças, por exemplo, no colesterol, triglicerídeos para avaliação do risco cardiovascular. 

 

É MITO que os laboratórios clínicos têm influência na quantidade de exames solicitados pelo médico. 

 

É VERDADE que os laboratórios clínicos recebem os pacientes com os pedidos de exames solicitados pelos médicos e realizam apenas os procedimentos ali descritos. Isso não exclui o importante papel do laboratório em divulgar informações relevantes sobre medicina laboratorial junto à comunidade médica. 

 

É MITO que a realização de exames é semelhante em todos os laboratórios clínicos, sendo diferenciados somente pela qualidade do atendimento na recepção. 

 

É VERDADE que laboratórios que participam de programas de acreditação da qualidade fornecem maior segurança para os seus pacientes. Além de prezarem pelo bom atendimento na recepção, também se empenham em assegurar a segurança dos pacientes através de controles de processos e práticas. 

 

É MITO que só é necessário fazer exames para obter diagnóstico de doenças. 

 

É VERDADE que os resultados de exames laboratoriais também têm outras finalidades além do diagnóstico de doenças, por exemplo, são importantes para a triagem de doenças e para a definição de seus fatores de risco. 

 

Todas essas informações são de suma importância para nos motivar a cuidar ainda mais da saúde. Realizar um check-up anual e visitar regularmente o seu médico podem significar o diagnóstico precoce e até mesmo a cura de diversas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.